O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que está sempre se atualizando com novos recursos. Essas novidades ajudam a tornar o aplicativo mais seguro, eficiente e divertido de usar.
Mas neste mês de dezembro de 2023, a rede WhatsApp realizará uma mudança significativa. Após revisar suas políticas, eles anunciaram que passarão a cobrar por um serviço que antes era gratuito.
Mudança importante no WhatsApp que será aplicada em dezembro
Embora você não precise pagar imediatamente, é provável que seja necessário investir para continuar mantendo seus backups.
Isso mesmo, a ferramenta que realiza o backup de suas informações no WhatsApp para dispositivos Android, como fotos e arquivos, será agora limitada a apenas 15 GB no Google, que são fornecidos gratuitamente. Se você exceder esse limite, será necessário adquirir uma assinatura do Google One para obter mais espaço na nuvem.
Embora uma data exata não tenha sido especificada, a partir de dezembro, essa mudança será implementada no WhatsApp Beta e gradualmente aplicada a todos os usuários do Android nos primeiros meses de 2024.
Desde 2018, os backups do WhatsApp não ocupavam espaço na conta do Google para dispositivos Android, graças a um acordo entre as duas empresas de tecnologia. No entanto, para dispositivos iOS, há apenas 5 GB de armazenamento gratuito na nuvem.
Com essa grande mudança, você precisará estar mais consciente do que está armazenando e do que pode liberar para economizar espaço. Os 15 GB de espaço gratuito são compartilhados entre o Gmail, o Google Fotos e o Google Drive.
Mas não se preocupe imediatamente, pois os backups do WhatsApp continuarão funcionando normalmente enquanto houver espaço disponível em sua conta do Google. Caso você exceda o limite, será necessário pagar por uma assinatura do Google One, que custa US$ 1.699 por ano para 2 TB e US$ 4.225 por ano para 5 TB.
Além disso, se você não quiser gastar tanto, também pode baixar gratuitamente a ferramenta de gerenciamento de armazenamento do Google ou excluir manualmente itens do backup, como fotos e arquivos.