Ministério do Meio Ambiente e Funai realizarão concursos públicos com 600 vagas

O concurso terá 98 vagas para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e 502 para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Ministério do Meio Ambiente e Funai realizarão concursos públicos com 600 vagas

Preparem-se, concurseiros, pois  o Governo Federal anunciou  uma excelente notícia: serão oferecidas 600 vagas em dois concurso público ainda nos próximos meses. Isso mesmo, você não leu errado! O concurso terá 98 vagas para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e 502 para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), abrangendo cargos de nível médio e superior.

Se você está em busca de uma oportunidade para ingressar no serviço público, essa é a sua chance. Mas fique atento, pois o prazo para a publicação dos editais de abertura será de até seis meses, a partir da publicação da portaria. Então, prepare-se para estudar e garantir sua vaga!

Cargos disponíveis nos concursos

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta terça-feira (2) uma portaria autorizando a realização dos concursos públicos para o preenchimento de cargos nas duas instituições. Para o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, todas as vagas serão destinadas ao cargo de analista ambiental, de nível superior.

Enquanto isso, para a Funai, serão disponibilizadas 152 vagas para agente em indigenismo, de nível médio, e as demais vagas de nível superior para cargos como: administrador, antropólogo, arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, estatístico, geógrafo, indigenista especializado, psicólogo, sociólogo, técnico em assuntos educacionais técnico em comunicação social.

Abertura dos editais

O prazo para a publicação dos editais de abertura dos dois concursos será de até seis meses, a partir da publicação da portaria. A responsabilidade pela publicação do edital e seleção dos candidatos será da pasta do Meio Ambiente e da Funai. As provas devem ser realizadas com um prazo de antecedência mínima de dois meses após a publicação dos editais.

Caso os editais não sejam publicados no prazo estabelecido, as portarias perderão o efeito e a dotação orçamentária para a realização dos concursos será cancelada.

A realização de concursos públicos é uma forma importante de preencher cargos em órgãos públicos com profissionais qualificados e garantir a prestação de serviços de qualidade à população. Além disso, a realização de concursos contribui para a criação de empregos formais e para o desenvolvimento econômico do país.

Veja também: Com salários de até R$ 33 mil, Brasil tem 168 concursos abertos; veja alguns