MEU INSS oferece mais de 90 serviços digitais sem precisar sair de casa

MEU INSS oferece mais de 90 serviços digitais sem precisar sair de casa
MEU INSS oferece mais de 90 serviços digitais sem precisar sair de casa – Foto: Reprodução

 

MEU INSS oferece mais de 90 serviços digitais sem precisar sair de casa.

Mais digital e acessível de qualquer lugar, mas sempre com o olhar sobre o cidadão, a Previdência Social completou 99 anos na última segunda-feira (24/01), mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado.

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Nesse quase centenário, a Previdência está cada vez mais presente na vida do trabalhador e de sua família, no momento da aposentadoria e em situações de nascimento, invalidez e morte, além de contribuir para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, por meio do pagamento de benefícios.

São 70 milhões de trabalhadores protegidos, sendo 36,4 milhões de benefícios pagos mensalmente. É uma das maiores folhas de pagamento do mundo e a segunda das Américas, ficando atrás apenas dos EUA. A maior parte desses benefícios – mais de 21 milhões – são aposentadorias pagas aos cerca de 21,8 milhões de aposentados pelo INSS.

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Os grandes números não param por aí. Mais de R$ 50 bilhões são pagos mensalmente pelo INSS para milhões de brasileiros em todo país. Em alguns municípios, os benefícios ultrapassam até o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Previdência e INSS

Por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência Social está em constante renovação de seus sistemas e em busca de recursos para fazer chegar ao segurado um atendimento rápido e com resposta eficaz.

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MEU INSS

Uma das ferramentas com mais destaque nos últimos anos, inclusive com reconhecimento internacional, é o Meu INSS. A Plataforma disponibiliza mais de 90 serviços digitais na palma da mão pelo aplicativo e portal (gov.br/meuinss) sem precisar sair de casa. Fruto de uma parceria tecnológica com a Dataprev, a solução registra, em média, 40 milhões de acessos por mês.

Também por meio do Meu INSS, o cidadão consegue conversar com a assistente virtual Helô para obter informações. Somente no último mês de dezembro, foram mais de 266,1 milhões de interações e 33,7 milhões de atendimentos país afora.

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O futuro da Previdência Social no Brasil está em plena construção. Além de ferramentas como o Meu INSS, ainda se destacam projetos como Prova de Vida por Biometria e por fim a Automação de Benefícios. Em dezembro de 2021, cerca de 27% das conclusões de requerimentos foram realizadas de maneira automática (antes a média era cerca de 6%).