Merluza empanado com creme de pimentão: uma receita deliciosa e fácil

O resultado dessa receita de merluza empanado com creme de pimentão é perfeito

O resultado dessa receita de merluza empanado com creme de pimentão é perfeito, só precisa ser feita com cuidado e delicadeza. Para este efeito, gosto de usar o peixe merluza e sempre a área do lombo mais larga, tanto no sentido do comprimento como na largura nas chamadas “iguarias”.

Recomenda-se deixar o merluza em salmoura a 5% por 10 minutos, mas é algo que pode ser dispensado completamente. Esta salmoura servirá para lhe dar um ponto de sal mais uniforme e uma suculência mais pronunciada que, se a merluza estiver boa e a fritarmos bem, não precisaremos.

Há milhões de maneiras de fritar. Por um lado, há o empanado, em farinha de rosca, mas também a fritura da farinha, como as cebolas fritas. De qualquer forma fica uma receita suculenta, e acompanhada com o creme de pimentão é ótima para seu almoço em família.

Ingredientes

  • Merluza, 4 uni de 200g
  • Ovos, 3 unidades
  • Gemas de ovo, 3 unidades
  • farinha, 250g
  • Sal
  • Azeite extra virgem, abundante para fritar

Para o creme de pimentão

  • pimentão vermelha, 1 unidade
  • açúcar, 1 colher de chá
  • Sal, 1 colher de chá
  • Azeite extra virgem, 2 colheres de sopa

Modo de preparo do Merluza empanado com creme de pimentão:

Pique o pimentão em pedaços bem pequenos, retirando o talo e também as sementes. Caramelize em uma frigideira grande com o óleo, o sal e o açúcar até ficar bem macio. Tem que dourar bem, mexendo de vez em quando para não grudar muito.

Esmague o pimentão muito bem, com mais algumas colheres de azeite cru para fazer uma boa emulsão. Tempere com sal e pimenta preta se desejar. Reserva.

Limpe bem os lombos de merluza, retire as espinhas e divida-os em pedaços individuais. O ideal é que cada peça tenha cerca de 100 g. Salgue os lombos de merluza, deixando a pele porque nos ajudará a cozinhar mais uniformemente, mas o peixe não exagera. Se nos sentirmos habilidosos, podemos tirá-lo também. Pessoalmente, como pele de merluza e gosto.

Em um prato fundo, disponha os ovos e as gemas e bata muito bem com uma pitada de sal. Queremos que comecem a espumar. Coloque a farinha em outro prato fundo. Passe os pedaços de merluza na farinha, até ficarem bem cobertos, e depois no ovo batido. Do ovo batido vamos levá-los diretamente para a panela que terá bastante azeite extra virgem bem quente.

Frite os pedaços de merluza por um minuto de cada lado, para que a massa fique bem dourada dos dois lados. Não precisa ser muito rápido porque a merluza ficaria crua, nem em fogo muito baixo porque ficaria oleosa e encharcada. Retire para um prato forrado com papel de cozinha para absorver o excesso de gordura. Sirva o merluza empanado com uma colher de chá de creme de pimentão.