Existe uma fruta no Japão que é responsável por alguns dos leilões mais caros. Este é o melão Yubari, uma fruta híbrida entre dois tipos de melão (um americano e um europeu), considerada uma fruta de primeira qualidade.
Uma das razões pelas quais todos os anos nos leilões eles lutam pelas primeiras peças da temporada de melão é que ele é cultivado exclusivamente em estufas na cidade de Yubari (Hokkaido), no norte do Japão. As sementes são guardadas em cofres e apenas alguns agricultores as possuem para cultivá-las.
Durante todo o processo de cultivo é dado extremo cuidado para preservar a sua estética. São plantadas em terrenos ricos em cinzas vulcânicas.
Cada agricultor tem que ter certos cuidados. Cada melão leva 100 dias para crescer e a fruta é cultivada durante todo o ano. São apenas 200 melões por ano. Um erro na quantidade de água um dia pode fazer com que o melão estrague. Eles têm que cuidar deles todos os dias, acompanhar o clima, verificar a temperatura e costumam conversar com cada árvore, sabem como são e como são todos os dias. Cultivaram os melões como se fossem seus filhos ou filhas.
Ao passarem pela colheita, devem passar por testes de qualidade, se atenderem a todos os requisitos recebem o selo DO Yubari. Ao contrário dos melões que todos conhecemos, estes são perfeitamente redondos e têm uma casca lisa. O melão Yubari é uma fruta extremamente doce e de aroma intenso.
Todo este trabalho é feito inteiramente à mão, e não se trata apenas de obter o sabor perfeito, mas também de aperfeiçoar a aparência. Depois de colhido, cada melão é massageado e polido à mão. Em seguida, é coberto para protegê-lo do sol durante seu último período de crescimento. Os agricultores podem usar vários pares de luvas brancas para polir esses melões.
As primeiras cópias de cada temporada são as mais caras, nos leilões que são organizados todo mês de maio e chegam a serem vendidas por mais de 2,7 milhões de ienes (cerca de R$ 100 mil).
Os preços altíssimos desses melões nos leilões são simbólicos e servem para valorizar e celebrar seu cultivo no Japão. O restante dos melões são comercializado em feiras e supermercados e tem um custo médio de R$ 1.200 reais por peça, por não serem os primeiros da temporada, não são mais considerados valiosos. Você gostaria de tentar?