Mastodon: como está a rede social criada como alternativa ao Twitter?

Saiba tudo sobre essa novidade

Após a compra do Twitter por Elon Musk, alguns usuários têm procurado plataformas alternativas. Um dos mais beneficiados foi o Mastodonte. Mas, do que se trata?

Essa rede social agora afirma ter mais de 655.000 usuários, dos quais mais de 230.000 aderiram na última semana.

Na superfície, o Mastodon se assemelha ao Twitter: usuários com contas escrevem mensagens (chamadas “toots”), que podem ser respondidas, curtidas ou encaminhadas, além de usuários poderem seguir uns aos outros.

No entanto, sob o capô, funciona de maneira diferente.

Essa é uma das razões pelas quais está atraindo novos usuários, embora tenha causado alguma confusão entre as pessoas que se inscreveram.

A postagem deste usuário do Mastodon alude com humor à confusão que a plataforma pode causar: “Toda explicação do Mastodon é mais ou menos assim: ‘É muito simples, sua conta é parte de um kerflunk, e cada kerflunk pode conversar entre si. . Nesse ponto, todas as pessoas para quem você envia um flurgle podem ver seus bloops…'”

A plataforma está em funcionamento há seis anos, mas sua atividade atual é sem precedentes, por isso está lutando com a carga de novos assinantes.

O que são todos esses servidores?

A primeira coisa que você deve fazer depois de se inscrever é selecionar um servidor. Há muitos destes. Eles têm sua própria categoria – muitas dependendo do país, cidade ou interesse – como UK [para o Reino Unido, o país onde estou], social, tecnologia, jogos, etc.

Realmente não importa qual você escolher, porque você ainda poderá seguir usuários de todas as outras categorias, embora ofereça uma comunidade de entrada com usuários que provavelmente também escreverão sobre coisas de seu interesse.

Alguns dos mais populares – como social e UK – estão funcionando muito lentamente devido à demanda.

Ryan Wilding, que administra o servidor Mastodon.UK por meio de sua empresa Superior Networks, diz que teve 6.000 novos assinantes em 24 horas e teve que interromper temporariamente as inscrições.

“Eu queria saber o motivo de todo esse alarido”, disse ele.

“Parei o servidor às 22h da noite de sexta-feira e acordei na manhã seguinte para encontrar 1.000 pessoas que eu não sabia que haviam chegado”.

Como você encontra uma pessoa no Mastodon

O servidor que você seleciona se torna parte do seu nome de usuário – então, por exemplo, usei meu alias do Twitter, zsk, e escolhi o servidor do Reino Unido, que criou meu nome de usuário @zsk@mastodon.uk. E esse é o meu endereço na plataforma, o que você usaria para me encontrar.

Se você estiver no mesmo servidor, poderá fazer suas buscas usando apenas o nome da pessoa, mas se a pessoa estiver em um servidor diferente, terá que usar o endereço completo.

Ao contrário do Twitter, o Mastodon não sugere seguidores nos quais você possa se interessar.

Você também pode pesquisar por hashtags.

Para que servem os servidores?

Bem, isso é complicado, mas vou tentar explicar da maneira mais simples.

Mastodon não é uma plataforma. Não é uma “coisa” única e não pertence a nenhuma pessoa ou empresa.

Todos esses servidores diferentes estão ligados entre si e formam uma rede coletiva, mas são de propriedade de diferentes pessoas e organizações.

Em seu post no Mastodon, Zoe Kleinman escreve: “Estou olhando para meus seguidores e sinto que estou recriando muito lentamente minha comunidade no Twitter”.

Isso é chamado de descentralização, e os fãs de plataformas descentralizadas adoram exatamente por esse motivo, pois não podem ser gerenciados, comprados ou vendidos por capricho de uma única entidade.

A desvantagem, no entanto, é que você está à mercê da pessoa ou organização que administra seu servidor, se eles decidirem deixar seu servidor, você perde sua conta.

O Mastodon está pedindo aos proprietários de servidores que avisem seus usuários com três meses de antecedência se decidirem desligá-lo.

Aliás, o cofundador e ex-CEO do Twitter Jack Dorsey está trabalhando em uma nova rede chamada BlueSky e diz que também quer que ela seja descentralizada.

Como o Mastodon é moderado?

Essa é uma questão realmente difícil. No momento, todos os servidores têm suas próprias regras de moderação, e alguns não têm nenhuma.

Alguns servidores optam por não se vincular a outros porque estão cheios de bots ou porque têm muito conteúdo censurável, o que significa que não serão visíveis para os servidores que os bloqueiam.

As mensagens também podem ser relatadas aos proprietários do servidor.

Se for conteúdo de ódio ou ilegal, os proprietários podem removê-lo, mas isso não necessariamente o remove em todos os lugares.

Esse tópico vai se tornar muito controverso se esta plataforma continuar a se expandir.

Já existem relatos de pessoas sendo submetidas a conteúdo censurável e a BBC viu exemplos de abuso homofóbico.

Existe publicidade?

Não. Não há banners, mas também não há nada que impeça alguém de escrever uma mensagem promovendo sua empresa ou produto.

O Mastodon também não oferece uma experiência com curadoria, como o Twitter oferece, em termos de como você visualiza suas postagens; você geralmente vê o que seus seguidores estão dizendo enquanto falam.

O Mastodon grátis?

Depende do servidor em que você está registrado; alguns estão pedindo doações, pois não são pagos, mas em geral é gratuito.