Mastercard e Visa suspendem suas operações na Rússia

Este é o mais recente golpe no sistema financeiro do país com a invasão da Ucrânia

Mastercard e Visa suspendem suas operações na Rússia. Mastercard e Visa anunciaram neste sábado a suspensão de suas operações na Rússia, o mais recente golpe no sistema financeiro do país devido à invasão da Ucrânia.

Mastercard e Visa suspendem suas operações na Rússia

A Mastercard disse que os cartões emitidos por bancos russos não serão mais suportados por sua rede e quaisquer cartões emitidos fora do país não poderão ser usados ​​em lojas e caixas eletrônicos russos.

“Não tomamos essa decisão de ânimo leve”, disse a Mastercard em comunicado, acrescentando que tomou a decisão depois de conversar com clientes, parceiros e governos.

Por sua vez, a Visa disse que está trabalhando com clientes e parceiros na Rússia para suspender todas as transações da Visa nos próximos dias. Com isso, todas as transações iniciadas com cartões Visa emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país e os cartões Visa emitidos por instituições financeiras fora da Rússia não funcionarão mais dentro da Federação Russa.

“Somos forçados a agir após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis ​​que testemunhamos”, disse Al Kelly, presidente e CEO da empresa.

Ucrânia convoca estrangeiros a se juntarem às suas tropas

O conflito entre Ucrânia e Rússia parece não ter fim à vista, diante disso, as autoridades ucranianas  lançaram um site que contém todas as informações necessárias para cidadãos de outros países que desejam se juntar às suas tropas e enfrentar soldados russos.

O estado ucraniano convocou os estrangeiros a se juntarem à sua luta pela paz e democracia na Europa e em todo o mundo. Um decreto do presidente Volodimir Zelensky de 1º de março de 2022 introduziu um regime de isenção de visto para entrar na Ucrânia para cidadãos estrangeiros que desejam ingressar na Legião Internacional de Defesa Ucraniana, exceto para cidadãos do estado agressor.