MARAVILHOSO: Receita fácil de panetone caseiro de NATAL

Esse Panetone é tão saboroso que quebrou fronteiras e é um clássico em muitos países para essas datas

É maravilhoso: Receita fácil de panetone caseiro de Natal

Se você é daquelas pessoas que não tem preguiça de arregaçar as mangas e botar a mão na massa, não tem medo de cozinha e acha que ir para a cozinha com uma receita é um bom plano para passar um tempo em família, este artigo é para você!

Apresentamos-lhe a receita de uma sobremesa clássica de Natal. E não, não estamos falando de nougats, nem de polvorones… estamos nos referindo ao rico panetone! A cremosidade de sua massa, assim como a variedade de recheios que pode conter -ou não- fazem desta sobremesa uma mordida apetitosa.

Os mais comuns têm pedaços de chocolate ou frutas cristalizadas, mas neste artigo trazemos algumas instruções simples para que você possa fazer um panetone em casa sem muitas complicações isso vai ficar ótimo para você. .

Claro que cozinhar dá um processo e tem que ter clareza dos tempos, mas mãos à obra e siga cada passo com atenção, o resultado vale a pena!

Maravilhoso: Receita fácil de panetone caseiro de Natal

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de força
  • 40g de fermento
  • 120g de açúcar
  • 250 g de frutas cristalizadas
  • 100 g de passas sem sementes
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 200g de manteiga
  • 4 ovos
  • 120 ml de leite
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

1. Primeiramente, despeje o leite em uma panela, adicione uma colher de chá de açúcar e fermento. Mexa bem para que ambos os componentes se diluam no líquido e deixe repousar por 5 minutos.

2. Decorrido esse tempo, adicionamos os ingredientes secos na panela. Isto é, açúcar, sal e farinha – previamente peneirados. Usamos uma colher ou algumas varetas para integrar todos os ingredientes com movimentos envolventes – deixando entrar o ar – até que a massa adquira uma textura uniforme.

3. Em seguida, aquecemos 180g de manteiga para derreter e podemos adicionar à panela. Acrescentamos também três gemas e reservamos as três claras restantes para fazer outro preparo que requeira em qualquer outro dia.

4. Repetimos os movimentos envolventes para que os ingredientes mais amanteigados fiquem bem integrados na mistura. Este deve estar úmido e cremoso.

5. Depois de adquirir essa textura, podemos adicionar as frutas cristalizadas e as passas, mexer bem e deixar a massa descansar algumas horas em local fresco e seco para que dobre de tamanho.

Continua os passo abaixo:

6. Após esse tempo, ligue o forno, coloque-o em 200 ºC e selecione uma função que libere ar quente por toda a cavidade ou que aqueça tanto por cima quanto por baixo.

7. Voltamos com a massa e amassamos levemente com as mãos para desgaseificar e extrair todo o ar que contém.

8. Derretemos a manteiga que havíamos reservado anteriormente e com um pincel pintamos a forma funda e redonda que selecionamos para este preparo.

9. Colocamos a massa dentro – nunca deve ultrapassar a metade da forma – e deixamos descansar até que suba quase até o topo. Pintamos a parte superior com um ovo batido e fazemos alguns cortes em forma de cruz para que o calor não rasgue.

10. Colocamos a forma com a massa no forno por uma hora. Após esse tempo, tiramos o panetone do forno e deixamos esfriar até desenformar e colocar no prato para comer.