Últimas Notícias

Mais de 60 sites e apps são desativados por tentar fraudarem o Auxílio

Mais de 60 sites e apps são desativados por tentar fraudarem o Auxílio
Mais de 60 sites e apps são desativados por tentar fraudarem o Auxílio – Reprodução

Mais de 60 sites e apps são desativados por tentar fraudarem o Auxílio. Os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 viraram alvo de golpes na internet. Segundo a Caixa, entre 19 de março e 17 de abril, foram verificados e desativados 60 sites e aplicativos fraudulentos e com informações falsas referentes ao benefício.

O banco afirma que, junto com outros órgãos de governo, polícia federal e as próprias lojas de aplicativos, monitora e atua para bloquear e desativar esses serviços falsos.

 – Aprenda emitir cartão virtual do Caixa Tem para usar o auxílio emergencial

Mas os clientes devem redobrar os cuidados com a segurança pela internet, aplicativos e SMS. Assim, os golpistas se aproveitam da necessidade de as pessoas se cadastrarem para receber o benefício, para roubar a informações sigilosas.

Então, a Caixa alerta para que o beneficiário fique atento a qualquer atividade e situação não usual, e, principalmente, não cliquer em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”.

“Especificamente para o auxílio emergencial, é muito importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os canais oficiais da Caixa ou do governo federal para buscar informações e acesso aos serviços”, orienta o banco.

Veja exemplo de “iscas”:

Aplicativos sobre o Auxílio Emergencial e Coronavírus não oficiais (do governo);
Registro para receber vacina, álcool em gel, máscaras e outros produtos;
Agendamento de testes da covid-19 e outros
Links no WhatsApp e SMS que prometam Corona voucher; álcool gel; vacinas e medicamentos; agendamento de auxílio emergencial.

 – Auxílio emergencial: Caixa paga 1ª parcela a mais de 400 mil pessoas só agora

Dicas de segurança:

Links para páginas falsas

O fraudador encaminha e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais, se passando por um amigo ou uma empresa conhecida e contendo dados do próprio cliente, para induzi-lo a clicar em um link que o direciona para páginas falsas, criadas com intuito de capturar senhas e dados confidenciais.

Portanto, olink também pode levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

Fake news

Antes de compartilhar informações sobre a epidemia e o Auxílio Emergencial, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais para confirmar se é realmente é verídico, tais como:

Ministério da Saúde; Ministério da Cidadania; Secretaria Especial de Previdência e Trabalho; CAIXA; Ministério da Economia; Dataprev; jornais e sites de relevância.

Navegadores e antivírus

Não utilizar programas de navegação (browser) e antivírus desatualizados, pois deixará seu computador mais vulnerável às ameaças cibernéticas.

Assim, utilizar programas que visam manter a segurança eletrônica dos seus dados e de seus familiares. Então, além dos antivírus, existem programas conhecidos como firewall pessoal, que monitoram comportamentos considerados suspeitos no computador.

Certificado e https

O “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites, indica a conexão é segura para a inserção de dados. Para conferir o Certificado de Segurança do site, deve aparecer a imagem de cadeado antes do endereço, e então o usuário pode clicar neste cadeado para verificar este certificado e sua data de validade.

Navegação em ambiente digital Caixa

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. A Caixa não envia SMS com link. A Caixa só envia e-mails se você autorizar.

 – Auxílio emergencial: Calendário da 1ª e 2ª parcela de novos aprovados

R7

Jerffeson Brandao

Jornalista, Apresentador do PodMais Podcast, Diretor Executivo do portal Informe Brasil. Eu sou um crente fiel de que não há nada mais poderoso do que palavras. Tudo gira em torno deles e como elas são usadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo