O vinagre branco é, sem dúvida, o produto do ano, sendo o mais conhecido nas redes sociais e o preferido dos influenciadores e gurus da limpeza doméstica em todo o mundo.
Sua ascensão foi tão notável que aos poucos se tornou um substituto econômico para os produtos de limpeza comerciais. E sabe o que é melhor de tudo? É mais gentil com o meio ambiente!
Apesar de todas as suas qualidades, há uma razão pela qual muitas pessoas preferem não usá-lo: o seu cheiro intenso – e um tanto desagradável.
Você sabia que é possível diminuir o cheiro dessa substância apenas adicionando um ingrediente adicional? Anote e aprenda a preparar vinagre com aroma de limão para limpar sua casa como um profissional.
Limpador caseiro 100% natural que você PRECISA ter em casa!
A eficácia do vinagre deve-se ao seu teor de ácido acético: ideal para limpar superfícies e tecidos sem danificá-los. E potente para remover sujeiras e manchas difíceis, especialmente as causadas por depósitos minerais como a cal.
Além disso, possui propriedades antimicrobianas (capazes de matar até mesmo a bactéria E. coli). Por isso, quando combinado com o ácido cítrico do limão, combate micro-organismos, reduz os maus odores e se torna uma arma secreta para a limpeza da casa. Veja como preparar esse limpador rápido e fácil:
- Misture 200 ml de vinagre branco, 100 ml de água, acrescente 100 ml de suco de limão e sua casca (sem a parte branca para não se decompor prematuramente e cheirar mal). Opcionalmente, você pode adicionar 10 a 15 gotas de óleo essencial de limão para intensificar o aroma cítrico.
- Despeje esta solução em um borrifador e agite bem para misturar bem.
- Espere o limpador de vinagre cítrico descansar durante a noite e no dia seguinte use-o para limpar tudo. Armários de cozinha gordurosos, paredes, fogão, azulejos, bancadas e pisos de cerâmica, pia, exaustor, micro-ondas, janelas, tela de chuveiro, banheiro, superfícies e você pode até adicionar um pouco à máquina de lavar ao lavar toalhas de cores claras.
Não é recomendado borrifar este limpador desengordurante em superfícies de calcário, mármore travertino ou ônix. Pois essas rochas são um tanto porosas e contêm carbonato de cálcio, uma base, que ao entrar em contato com o vinagre reagirá – e não de forma favorável.
Da mesma forma, não é aconselhável utilizá-lo para limpar madeira ou dispositivos eletrônicos, como tela de computador, notebook ou laptop, muito menos TV. Nestes casos, álcool isopropílico (IPA) ou lenços umedecidos desinfetantes são apropriados.