Ligue 180 passa a atender por canal no WhatsApp

Novo serviço começa a funcionar nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (4), o serviço telefônico Ligue 180, responsável por orientar e encaminhar denúncias de violência contra mulheres, passa a atender também por meio do WhatsApp. O atendimento será realizado por uma atendente virtual chamada Pagu, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada.

A equipe da central é composta apenas por mulheres desde março, o que reforça o compromisso com o atendimento qualificado e humanizado às mulheres que precisam de ajuda. Inicialmente, serão ofertadas várias opções de ajuda para as usuárias que entrarem em contato pelo canal do WhatsApp.

Segundo o Ministério das Mulheres, o atendimento sobre violência contra mulheres era feito pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100. Agora, com a separação dos serviços, o ministério poderá coletar dados acerca de violência contra a mulher por meio do WhatsApp, que serão utilizados na formulação de políticas públicas.

Para o lançamento do serviço, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, irá visitar nesta terça-feira a Central de Atendimento, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

O Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone e WhatsApp, em qualquer lugar do país. Para adicionar o serviço no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 ou acessar o link.

O atendimento pelo canal do WhatsApp representa um importante avanço para o combate à violência contra as mulheres, tornando o serviço mais acessível e de fácil utilização. A atendente virtual Pagu será uma importante aliada na luta contra a violência de gênero, garantindo a proteção e o atendimento adequado às mulheres em situação de vulnerabilidade.