Instagram vai trazer de volta recurso que todo mundo pede há anos.
O Instagram está trabalhando em uma nova opção que permitirá alterar o layout das postagens em seu ‘feed’, que até agora podiam ser visualizadas de acordo com algoritmos de personalização baseados na experiência do usuário, para que você possa ver as postagens das contas que seguem em ordem cronológica inversa.
>>Aprenda com ocultar status online do seu perfil do Instagram
Conforme indicado pela rede social através do Twitter, com uma próxima modificação busca que os usuários possam decidir quais publicações querem ver no topo de seus ‘feeds’, uma opção que eles já teriam começado a trabalhar através de ‘Favoritos’.
Com ‘Favoritos’, os usuários poderão selecionar as contas de seus amigos ou criadores favoritos para destacar no ‘feed’ suas últimas notícias sempre que acessam a rede social. A isso se juntará outra opção para ver as postagens das pessoas que seguem em ordem cronológica, precisamente a configuração que desapareceu quando introduziram o algoritmo ‘feed’ em 2016.
>>Agora todos podem compartilhar link nos Stories do Instagram; veja tutorial
Por meio do Twitter, o Instagram indicou que deseja que os usuários possam decidir o que mais lhes interessa, sem levar em conta os algoritmos que usa para personalizar a experiência, e indicou que buscam oferecer mais opções para seus usuários.
>>Instagram testa nova função de assinatura com pagamento mensal
No momento, a empresa não revelou mais detalhes sobre essa modificação, além das duas opções em que está trabalhando.
Como funciona o algoritmo atual
Foi em junho passado quando o diretor da rede social, Adam Mosseri, detalhou o funcionamento dos algoritmos, com os quais começou a trabalhar anos após o lançamento da rede social em 2010. Em seus primórdios, o Instagram trabalhava com uma ordem cronológica inversa, para que os usuários pudessem visualizar as postagens na ordem em que os perfis que seguiram as publicaram.
>>WhatsApp apresenta novas opções em mensagens que apagam sozinhas
Com o crescimento da plataforma, em 2016 os usuários não viram 70% das postagens e perderam quase metade do conteúdo de seus amigos mais próximos, segundo Mosseri. Dessa forma, a rede social passou a usar uma série de algoritmos para personalizar sua experiência.