Instagram vai pedir o ID e selfie dos usuários para calcular a idade

Saiba mais sobre a medida de segurança

Há meses, o Instagram trabalha em novos recursos que buscam proteger os menores. Portanto, a rede social será mais rígida na hora de abrir novas contas. Nesse sentido, a plataforma Meta pedirá o DNI ou que os usuários tirem uma selfie para calcular sua idade.

Esse recurso do Instagram também será ativado quando o usuário tentar alterar sua idade para uma idade igual ou superior a 18 anos. No entanto, haverá um método de verificação adicional aos documentos e à selfie, poderemos fazê-lo através dos nossos seguidores. Eles receberão uma solicitação para confirmar nossa idade.

O principal objetivo desses recursos de verificação de identidade no Instagram é dificultar que os menores finjam ter 18 anos ou mais. No entanto, especialistas do site especializado Genbeta apontam que ainda há dúvidas sobre se a inteligência artificial será capaz de saber exatamente se o rosto do vídeo selfie ou a informação em um DNI não é de outra pessoa que não a conta.

Por sua vez, a própria Meta esclarece que se você optar pela verificação por meio do DNI , este documento ficará armazenado de forma segura no banco de dados do Instagram por 30 dias, para ser excluído posteriormente.

Em relação à verificação com selfie, o Instagram utiliza a tecnologia da Yoti , empresa especializada em identificação digital. A rede social garante que nem Meta nem Yoti armazenem o vídeo gravado pelo usuário, e que reconheça apenas a idade, não a identidade da pessoa.

Esta função de verificação de identidade do Instagram já começou sua implantação na Espanha, mas também já está disponível em outros países como Índia e Brasil, então é muito provável que em breve chegue a todas as regiões do mundo.