O “Centro Familiar” já está disponível para usuários do Instagram nos Estados Unidos, veja como funciona a ferramenta. A Meta -a empresa proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp…- anunciou o lançamento do “Centro da Família”; um centro de recursos e ferramentas para pais destinados a garantir a segurança dos usuários mais jovens. O “Centro Familiar” já está disponível para usuários do Instagram nos Estados Unidos
A empresa já instalou esse centro de recursos no Instagram, e todos os usuários da rede social nos Estados Unidos têm acesso a ele. Segundo a Meta, chegará a todos os usuários do Instagram em todas as partes do mundo nas próximas semanas e quando o desenvolvimento estiver concluído, o “Centro da Família” também será integrado a outros produtos da empresa, como o Facebook. A implantação na plataforma de Realidade Virtual da Meta começará em maio próximo.
Conheça o Centro familiar do Instagram
Concebido para proteger os utilizadores mais vulneráveis, o “Centro Familiar” responde aos pedidos de muitos pais e reguladores sociais; que pediram à empresa mais ferramentas para garantir a segurança dos adolescentes no Instagram e outras plataformas. Este é o vídeo que a Meta preparou para apresentar o seu “Centro Familiar”:
As ferramentas que inclui permitem que os pais monitorem quanto tempo o jovem passa nos aplicativos, recebam atualizações das contas que começaram a seguir e recebam notificações quando os jovens denunciam uma conta, para estarem mais cientes de sua atividade.
No entanto, refira-se que todas as funcionalidades “para pais” começarão a estar ativas no mês de junho. Por enquanto, no “Centro da Família” serão os próprios usuários adolescentes que poderão acessar esse repertório de ferramentas que eles mesmos podem utilizar.
Quando as funções “para pais” estiverem ativadas, eles poderão restringir. Por exemplo, o uso do Instagram em determinados horários para seus filhos ou estabelecer que vários pais tenham acesso para controlar a conta de seus filhos.
O Instagram também anunciou que, para impedir que jovens menores de 13 anos abram um perfil na rede social, usará ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning. Assim, de qualquer forma, é fácil ver como na plataforma existem atualmente milhares de perfis criados por menores; que não tiveram muitos problemas para abrir suas contas e postar regularmente.
Por outro lado, recorde-se que o Instagram descartou temporariamente a ideia de criar um Instagram for Kids. Assim, seria uma versão da rede social para crianças com menos de 13 anos. Apesar de ter abandonado o projeto, algumas pessoas próximas à empresa garantiram em várias ocasiões que a versão infantil do Instagram continua a ser desenvolvida em código dentro dos muros do Meta.