Titulares do Bolsa Família se depararam com dificuldades ao tentar acessar o aplicativo do programa nos últimos dias. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizou uma manutenção no sistema, que visa fazer ajustes operacionais a partir do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), responsável pela geração da folha de pagamentos dos benefícios sociais.
As mudanças no Bolsa Família começaram em março, com a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.164, que regulamenta a nova versão do programa. Além de ajustes operacionais no sistema de pagamentos, foi determinado um cronograma para a migração dos titulares do antigo Auxílio Brasil para a nova transferência de renda.
Migração dos titulares vai até junho
A migração dos titulares para o Bolsa Família está prevista para ser concluída até o mês de junho. Para cumprir o cronograma, o MDS precisa garantir que todos os processos e sistemas desenvolvidos na administração e depósitos da transferência de renda estejam operando adequadamente a partir de maio.
O MDS informou que esta não será a única etapa de ajustes no Sibec. Novas adaptações serão feitas em um futuro próximo para evitar quaisquer erros e riscos associados aos pagamentos do Bolsa Família.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o novo modelo do Bolsa Família é mais equitativo e visa complementar a renda das famílias vulneráveis. Desta forma, cada cidadão tem a chance de contar com o recebimento de um valor básico, apesar do reforço direcionado às crianças e adolescentes.
Ajustes no sistema do Bolsa Família
Os ajustes no Sibec adotam medidas como a indisponibilidade parcial do sistema para a realização de manutenções de benefícios, de 29 de abril a 23 de junho. O Módulo de Manutenção de Benefícios voltará a funcionar no dia 26 de junho, quando o sistema já permitirá ações de administração de benefícios. Além disso, haverá indisponibilidade parcial de relatórios do sistema no Módulo Relatórios, mas a partir de julho, todos voltarão a ser disponibilizados aos gestores municipais.
O sistema do Cadastro Único também terá uma parada programada no dia 20 de maio, nos processos de extração da base, conforme dados do Calendário Operacional do programa.
As interrupções no funcionamento dos sistemas são parciais e não prejudicam os beneficiários, nem afetam os pagamentos. Elas interferem em atividades das coordenações municipais do PBF, que precisarão usar o Módulo de administração off-line do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família para registrar as solicitações de administração de benefícios.
Veja também: Passo a passo para NUNCA perder o beneficio do Bolsa Família