INSS vai enviar cartas para beneficiários apresentar documentos: prazo é de 90 dias.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou nesta quinta-feira (18/06) que vai enviar carta para milhões de aposentados, pensionistas e segurados apresentarem documentações. A informação foi divulgada pelo próprio órgão. A medida consta na Portaria 680, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).
>Abono de natal do INS: Décimo quarto (14º) salário dos aposentados é mito ou verdade?
De acordo com a portaria, será enviada carta de exigência para apresentação dos documentos para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, até mesmo com indícios de irregularidades, identificados pelo novo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN) e disponibilizados no Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios (QDBEN).
No incio deste mês, uma auditoria do TCU, constatou 242 mil benefícios com indícios de irregularidades. Esse benefícios também devem receber esta cartas.
Mas como apresentar documento se o INSS está fechado?
Esse documentos devem ser apresentados num prazo de 90 dias. Os beneficiários convocados poderão apresentar esse documentos solicitados por intermédio do canal remoto Meu INSS e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias. Para acessar o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no seu computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.
>Bolada está liberada: Atrasados do INSS vai pagar até R$ 300 mil este mês
E se eu não conseguir enviar, o que acontece?
Mantenha a calma. Segundo o INSS, caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.
>Isenção de IPTU para Aposentados do INSS é colocado em votação
Veja o modelo da carta que será enviada pelo INSS
Suspensão da Prova de Vida é prorrogada pelo INSS
O INSS também divulgou que prorrogou a suspensão da Prova de Vida por mais 60 dias. Com isso, os segurados do INSS vão precisar fazer a prova de vida e cumprir outras exigências para manter seus benefícios,durante esse período, ou seja, até agosto.>INSS dá mais 60 dias de prazo de procedimentos para evitar bloqueio de aposentados e pensionistas