INSS publica novas regras para Revisão de Benefícios no pente-fino

A medida foi assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro

INSS publica novas regras para Revisão de Benefícios no pente-fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta quinta-feira (21/04) publicou um novo regulamento que vai agilizar o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, o famoso pente-fino do INSS.

Além do pente-fino, a norma também vai acelerar a concessão de benefícios por incapacidade que estão na fila de espera do instituto. Confira o que muda a partir de hoje.

A medida foi assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A Medida Provisória está publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

1- Pente-fino

Para agilizar o novo pente-fino 2022 em benefícios com Indícios de Irregularidade, o INSS vai pagar dinheiro extra para os peritos do órgão.

As bonificações foram criadas com a finalidade de incrementar a capacidade de análise de benefícios por parte dos servidores do INSS e para que os peritos federais passem a realizar perícias extraordinárias.

A medida valerá para concessão, no recurso ou na revisão de benefícios administrados pelo órgão.

2- Acelera fila de concessão de benefício por incapacidade

MP Nº 1.113 também institui novas atividades no Programa de Revisão de Benefícios por incapacidade com pagamento de tarefas extraordinárias aos médicos peritos em benefícios previdenciários e assistenciais.

Receberão também por tarefas extraordinárias os servidores que fizerem análise de requerimento inicial e de revisão de benefícios com prazo legal para conclusão já expirado.

Outra medida vai dispensar a emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para requerimentos de Auxílio por Incapacidade Temporária, o chamado auxílio-doença.

A concessão do auxílio-doença poderá ser simplificada, incluindo a análise documental, feita com base em atestados e laudos médicos.

Mais detalhes serão definidos em novos normativos do INSS em breve.