INSS divulga 8 orientações e lista de agencias para segurados colocar documentos nas urnas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na noite desta sexta-feira (14/08), um comunicado oficial com novas orientações para entrega de documentos nas urnas que foram implantadas na porta da agencias de todo país.
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O INSS divulgou como o envelope e o formulário devem ser preenchidos para ter validade. O órgão também divulgou uma lista com agencias que poderão receber esses documentos nas urnas.
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1.- Para assegurar a entrega dos documentos é preciso fazer uma solicitação prévia por meio do telefone 135 ou Meu INSS, para que o segurado expresse seu interesse em utilizar esse meio alternativo de entrega de documentos. Para tanto, é necessário ter em mãos o número do protocolo do benefício em análise e nome e CPF da pessoa que efetivamente depositará o envelope na urna.
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2.- Ao formalizar o interesse na Exigência Expressa, o usuário será orientado a proceder da seguinte forma na entrega:
3.- Preencher e assinar o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações” e inserí-lo em um envelope lacrado juntamente com a cópia do seu RG e as cópias simples dos documentos apontados na exigência.
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4.- O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com os seguintes dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.
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5.- As urnas ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou das 8h às 14h, dependendo da localidade. Sua utilização não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.
6.- O cumprimento de exigência pela caixa coletora deve ocorrer sem qualquer contato físico com funcionários e sem acesso ao interior das agências. O segurado também não recebe protocolo ou recibo de entrega dos documentos.
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8.- Cabe destacar que não são aceitos os originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras. A autenticação só é obrigatória quando a exigência ao segurado é que apresente procuração para fins de recebimento de benefício.
O que acontece após colocar o envelope na urnas?
Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos em sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. É fundamental, para a conclusão da análise, que sejam anexadas as cópias de todos os documentos solicitados. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.
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As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para a conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve discar 135, acessar o Meu INSS ou ligar para um dos telefones de plantão das agências.
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