INSS descobre novo golpe contra aposentados, pensionistas e quem recebe BPC.
Aposentados e pensionistas do INSS (Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social) precisam ficar atentos a mais um golpe que está sendo aplicado nos últimos dias. A ação dos golpistas é discreta e atua em todas as regiões do país. Portanto, veja como acontece e não caia na lábia dos criminosos.
Dona Maria dos Anjos tem 65 anos e é uma das pessoas que foram surpreendidas com o novo golpe. Maria mora com filha e dois netos. Sua aposentadoria é o pilar de sustentação da família. Ela recebe um pouco mais de R$ 1.500 pelo INSS.
>Quem são os aposentados e pensionistas do INSS que podem receber bolada da revisão automática?
A Fraude | O Golpe
Na última semana o INSS anunciou que iria notificar mais de 600 mil aposentados, pensionistas e outros segurados por telefone, SMS e aplicativo. De lá pra cá, aposentados e pensionistas de todo o país passaram sofrer com um novo golpe que funciona de duas formas diferentes, mas possui o mesmo objetivo, tirar dinheiro dos segurados.
>Paulo Guedes vai avaliar pedido do décimo quarto (13º) salário de aposentados e pensionistas do INSS
Como a fraude funciona?
De repente o celular do aposentado ou pensionista toca e ao atender a ligação, uma pessoa bem educada se passa por uma atendente da Central 135 do INSS. Durante a ligação cordial, informa ao segurado que ele precisa enviar alguns documentos para o INSS para cumprir exigências, em alguns casos eles, oferecem benefícios e vantagens, em seguida, passam a solicitar as informações pessoais das vítimas. É com estes dados que eles causam um grande prejuízo aos aposentados e pensionistas.
A lábia dos golpistas é tão convincente que alguns segurando acabam dados as informações que eles pedem, inclusive o número do beneficio, além de dados do cartão, RG, CPF, código do cartão e o pior de tudo, a senha.
>INSS revela a tabela de pagamento de aposentadoria, pensão e auxílios até dezembro
A informação dos dados permite que os bandidos façam compras com o cartão de débito e crédito. Há casos em que os criminosos até tomam empréstimos em nome dos aposentados que só descobrem a fraude após visualizar um desconto de determinado valor direto no salário.
Dona Maria dos Anjos, aquela do início da reportagem, sabe bem do poder de persuasivo do bandidos. “Eu recebi uma ligação, são educados. Eles pediram meus dados. Cheguei a passar parte do meu CPF, mas quando me pediram a senha eu me toquei que era golpe e desliguei a ligação. Onde já se viu passar senha, ainda mais por telefone?”, contou ao INFORME BRASIL.
>Bancos procuram aposentados e pensionistas do INSS que esqueceram atrasados na conta
Outra forma de enganar os aposentados e pensionistas nessa nova modalidade é por meio das mensagens de WhatsApp e SMS. Nesses casos, pode ser que os criminosos enviem um link para os aposentados e pensionistas do INSS enviar os dados pessoais.
>Vai ter décimo quarto (14º) salário para aposentados e pensionistas do INSS este ano?
O INSS esclarece tudo para você
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) admitiu que os segurados têm recebido ligações de pessoas que se passam por atendentes da Central 135 – canal oficial de contato com o órgão – nas quais os golpistas solicitam dados pessoais ou número do benefício. Por isso, o INSS ressalta, caso isso aconteça, não confirme seu dados. O INSS, quando entra em contato com o cidadão, não pede este tipo de informação.
>INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data
De fato, desde a última quarta-feira (15/07), o INSS está entrado em contato, por meio de ligações da Central 135 ou SMS, com os segurados que precisam cumprir exigências. Os atendentes do INSS só passam as orientações sobre como proceder para o envio de documentação. O segurado será informado da pendência no requerimento para poder fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).
>Como aposentados e segurados do INSS cumprem exigências para evitar ser notificado
Então, é preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.