INSS: Cartões de aposentados e pensionistas estão sendo clonados: cuidado com o seu

Aqui nós vamos te explicar com seu cartão é clonado e como evitar esse tipo de golpes, confira!

INSS: Cartões de aposentados e pensionistas estão sendo clonados: cuidado com o seu. Um golpe tem ganhado força entre os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Nos últimos dias, vários aposentados e pensionistas sofreram o roubo de seu benefício, e acredita-se que tenham sido vítimas de mais um golpe como clonagem de seus cartões e infelizmente tem sido bastante comum. Aqui nós vamos te explicar com seu cartão é clonado e como evitar esse tipo de golpes, confira!

Como o golpe acontece?

A clonagem de cartões de aposentados e pensionistas do INSS é uma forma de fraude que consiste em acessar ilegalmente o número de um cartão bancário e, por meio de software, gerar aleatoriamente a data de validade e o código de segurança, fazendo um cartão igual ao do segurado.

Uma forma muito comum de clonar cartões é através do uso de um aparelho eletrônico chamado de skimmers, que copia a tarja magnética do cartão e lê o chip, permitindo que criminosos roubem seus dados.

Todos os dias usamos cartões de crédito e débito para muitas coisas: pagar o mercado, sacar dinheiro, comprar roupas, etc.  E é em uma dessas compras que esses dispositivos chamado de skimmers podem ser colocados, principalmente em caixas eletrônicos e maquinas de cartões de lojas. Ao passar seu cartão na máquina, seus dados são roubados.

Portanto, saiba que existem gangues e organizações especializadas em clonar cartões do seu benefício.

Como evitar clonagem de cartão do segurado do INSS?

Aqui estão algumas dicas úteis:

  • Não forneça as informações do seu cartão de crédito a ninguém.
  • Não confie seu cartão a outras pessoas.
  • Não anote os dados do seu cartão em nenhum lugar, isso inclui o bloco de notas do celular.
  • Ative as notificações de compras e pagamentos para o seu celular.

Clonagem de cartões em lojas ou estabelecimentos comerciais

  • Fique sempre de olho no seu cartão. Ao menor descuido, quem estiver manipulando seu cartão poderá passá-lo por um skimmer, o aparelho que copia a tarja magnética.
  • Verifique se o seu cartão foi passado apenas uma vez e para uma única máquina.
  • Se você receber o comprovante de pagamento após a transação com seu cartão de crédito, não o jogue fora, principalmente se tiver seus dados pessoais: assinatura, RG e telefone.

Golpistas são presos com cartões clonados de aposentados do INSS

Nesta semana, a Força-Tarefa Previdenciária, órgão responsável por investigar esse tipo de golpe contra aposentados e pensionistas do INSS, prendeu em flagrante quatro pessoas que clonam cartões de segurados. Os bandidos fora presos dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal. Em um dos casos, os criminosos chegaram a sacar valores de um idoso.

Em outro caso, a Polícia Federal prendeu duas pessoas portando cartões clonados para saques de benefícios de aposentados. Neste último, os policiais chegaram antes da realização do saque dos valores na instituição bancária.

Casos como esses tem sido registrado em todo o país e as vítimas são sempre os aposentados e pensionistas. Portanto, fique atento e caia em golpes.