INSS: 7 dicas que ajudam a fugir da demora na hora da análise da aposentadoria

A pressa e a ansiedade para se aposentar são fatores que contribuem ainda mais para demora na análise do beneficío. Por Lei, a Previdência Social tem obrigação de orientar, analisar dentro do prazo de 45 dias e conceder ao trabalhador o benefício mais vantajoso para o mesmo.

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está atrasado. Aposentadorias há o total de 618. 1o9, Auxílio Doença 47.206 e Salário Maternidade 108. 416.  Ainda assim, o segurado pode ter o caso analisado com mais rapidez, para isso ele deve fazer um Raio-X da situação previdenciária, antes mesmo de ingressar com o pedido.

Confira a seguir 7 dicas que ajudam a fugir da demora na análise

1. Tudo é digital

Praticamente tudo do INSS é 100% digital e as pessoas que não possuem familiaridade com a tecnologia encontram dificuldades para acessar a internet, para digitalizar documentos e incluir na plataforma “Meu INSS”. Isso induzao erro. Todos os documentos devem estar sempre legíveis. O trablahador que não tem dominio da tecnologia deve pedir ajuda de um membro da família, amigo ou até de um profisssional.

2. CNIS e dados cadastrais

Os benefícios são concedidos e calculados com base nas informações que estão no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Outro fator é que a Previdência pode exigir que o segurado regularize e corrija imperfeições no CNIS e isso certamente vai retardar a análise do processo – e o que é pior, o benefício pode ser negado ou concedido errado.

Por isso se faz importante que todos os dados sejam analisados e corrigidos antes do requerimento do benefício.

3. Resumo do pedido

Devido a grande quantidade de casos para Previdencia analisar, além do requerimento padrão fornecido por ela, o segurado ou o depedente podem fazer um resumo detalhado do que pretendem. Isso com certeza ajudará o servidor na hora da análise do processo.

No resumo podem conter as informações sobre tempo de serviço, os períodos que precisam ser comprovados, valor de contribuições omitidas, detalhamento sobre eventual doença ou deficiência – se for o caso – podem tornar a análise muito menos complexa.

4. Documentação completa e em ordem

È sempre necessário que a documentação esteja completa e totalmente em ordem. No INSS não é diferente. Quando se tratar do benefício de tempo de serviço por exemplo, principalmente com atividades especiais, os documentos devem ser apresentados na seguinte forma: carteira de trabalho, carnês de contribuição (Guia da Previdência Social), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e outros.

A documentação incompleta pode prejudicar o direito ao benefício e o INSS pode parar a análise do processo, e pedir novos documentos.

5. Saber o que quer

Na hora de solicitar o benefício o segurado deve estar certo do que ele quer. Quando o segurado faz o pedido de um benefício no “Meu INSS”, marca a aposentadoria que ele quer. Mas, o sistema do INSS deveria ser mais específico porque os servidores têm que analisar em qual regra o trabalhador vai se enquadrar.

Assim, para ganhar ainda mais velocidade no processo – e até mesmo para conseguir o benefício pretendido, evitando recursos e mais demora na análise – é bom deixar bem claro em qual regra o contribuinte quer se aposentar: direito adquirido, regra de transição ou novas regras.

6. Conhecer os recursos

È verdade que existem muitos recursos para se discutir a decisão da Previdência, quando a aposentadoria é negada, existem muitas ferramentas à disposição do segurado para ter um resposta mais rápida: novo requerimento, alterar a data do requerimento (reafirmação da DER) ou entrar com processo na Justiça.

7. Se quer continuar trabalhando

Aqueles que desejam se aposentar, mas querem continuar trabalhando precisam deixar isso claro para não ter problema na empresa, nem ter que discutir isso na Previdência.

  • O servidor público celetista pode mostrar que tinha o tempo antes da Reforma da Previdência;
  • Quem vai ter aposentadoria especial pode mudar de atividade e continuar trabalhando;
  • Quem não está totalmente incapaz pode receber benefício por incapacidade e continuar trabalhando.

Atedimento INSS

O instituto opera com atendimentos pela Central de Atendimento pelo telefone 135. Nos horários de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Além disso, há como opções de o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS para download na Google Play e Apple Store.