Inep divulga cronograma completo de exames e avaliações de 2022.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas previstas de todos os exames e avaliações (nacionais e internacionais) que serão realizados pela Autarquia em 2022.
>>Auxílio Brasil e Vale Gás liberam dinheiro para novo grupo de beneficiários
A divulgação desse cronograma com antecedência é inédita na história do Instituto e consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 21 de janeiro. Entre os objetivos da medida, está a transparência diante da sociedade, dos participantes e das redes de ensino, o que contribui, também, para a organização dos envolvidos.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC) e ministro da pasta em exercício, Victor Godoy, antecipar o cronograma “representa uma mudança sem precedentes na história do Inep”, que completou 85 anos de fundação no dia 13 de janeiro.
>>Bolsonaro sanciona orçamento com R$ 89 bilhões para Auxílio Brasil; entenda
“O Ministério da Educação apoia essa e outras iniciativas da atual gestão do Inep, todas pautadas na valorização da governança. O cronograma é um compromisso do Inep e do MEC com a sociedade. Mais do que permitir que estudantes e redes de ensino se organizem, ele também revela tudo que o Inep planeja aplicar no ano em exercício”, explica.
Para o presidente do Inep, Danilo Dupas, a iniciativa é “mais um passo rumo à excelência”. “A novidade, uma conquista para a população e uma obrigação para o Inep de agora em diante, reforça a governança da nossa instituição e mostra sua seriedade e compromisso com a educação brasileira”, reforça Dupas.
>>Abono PIS/Pasep: como consultar quem tem direito, valor e data de pagamento
“Agradeço ao Senhor ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao secretário-executivo do ministério, Victor Godoy, pelo apoio e confiança. O Inep é MEC”, celebra Dupas.
Na lista dos exames e avaliações previstos estão: Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida); Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa); Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras); Estudo Internacional sobre Educação Cívica e Cidadania (ICCS); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Encceja – aplicações nacional e exterior; e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois últimos também serão aplicados para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (PPL).
>>CAp-Uerj abre 139 vagas em processo seletivo para o Fundamental