A hortelã- pimenta é uma planta parecida com a hortelã que não só é utilizada na cozinha, como também é um bom remédio para tratar e reduzir diversas condições relacionadas ao nosso corpo e organismo.
Agora, quando se trata de algo que exige ir ao médico, então você tem que se deixar examinar pelo especialista que lhe dará o tratamento adequado.
Recebe vários nomes, já que a menta também é chamada de menta ou sândalo e oferece diversos benefícios para a saúde. Cresce tanto na vertical e arbustiva como rastejante e horizontal, sendo a sua propagação muito fácil.
O nome científico da hortelã é Mentha Spicata, seus caules podem chegar a 30 cm de altura. Diz-se que é uma planta “curativa” porque possui compostos químicos naturais que podem ter efeitos bem conhecidos no bem-estar do nosso corpo.
Se se trata de realçar os seus nutrientes, tem minerais e vitaminas, como a vitamina A, ferro , magnésio, fibra e ácido fólico.
Entre outros, deve-se notar que a hortelã-pimenta costuma aliviar os problemas relacionados ao estômago. Ou seja, melhora a digestão e nos ajuda a regular nosso intestino . Isso é para acabar ou aliviar gases, náuseas, inchaço e cólicas.
É frequentemente usado para tratar congestão nasal, especialmente resfriados e outras doenças respiratórias superiores.
Entre outros, também ajuda a reduzir dores de cabeça, e isso pode ser devido à sua ação vasodilatadora, capaz de ativar a circulação. Também tem a propriedade de atuar como analgésico e anti-inflamatório.
Quem costuma sofrer de mau hálito após refeições pesadas, ou como consequência de problemas digestivos ou bucais, tem na hortelã uma ótima companheira, por ser um remédio natural perfeito e altamente eficaz devido à sua ação refrescante.
Esta erva é feita em uma aplicação tópica que também é elogiada por sua adequação contra a irritação da pele, seja causada por queimaduras solares, picadas de diferentes espécies de insetos ou erupções cutâneas, como as causadas por plantas venenosas.
Entre outros, a hortelã também auxilia no processo de oxidação celular, auxiliando assim na inflamação e atuando como um antioxidante natural para diversos problemas.
Além disso, a menta costuma ser muito utilizada para massagens, graças ao poder da aromaterapia. o óleo essencial. Ele também oferece alívio da dor muscular.
Hortelã-pimenta ou mentol têm certas contraindicações da mesma forma que muitas outras plantas, então você deve ter cuidado
Também devemos pensar que existem pessoas alérgicas a certas plantas, como a hortelã.
Também não é recomendado em mulheres grávidas porque pode estimular o fluxo sanguíneo uterino.
A sua apresentação é variada porque a obtemos naturalmente, através da planta, na forma de gelados ou pastilhas elásticas, medicamentos, cosméticos e até rebuçados.
Então, nada melhor do que aproveitá-la diretamente usando as folhas ou extratos secos ideais para o preparo de chás.
Por outro lado, e no aspecto farmacêutico, é utilizado principalmente como óleo essencial. Na forma de medicamentos ou remédios naturais.
E na forma de cremes e cosméticos , porque oferece benefícios para a nossa pele e não devemos deixar de desmerecê-la. Mas se nossa derme for um pouco sensível, pergunte antes se podemos aplicá-la diretamente para não sofrer de problemas alérgicos.
Atenção! Agora que você já descobriu os incríveis benefícios que a hortelã pode te proporcionar, sempre que quiser consumir qualquer apresentação à desta planta deve consultar o seu médico de família ou de confiança.