Hábitos diários podem PIORAR a acne: Pare de fazer estas 3 coisas

Rotinas simples são mais eficientes, mas é sempre aconselhável ir com um especialista

A acne é um incômodo com o qual muitas pessoas lidam diariamente. Mas sabia que seus hábitos cotidianos podem estar piorando esse problema de pele?

De acordo com o renomado dermatologista David Kim, da Idriss Dermatology, em Nova York, o uso de produtos para a pele muito pesados pode ser uma das principais causas do agravamento da acne.

Hábitos diários podem PIORAR a acne
Hábitos diários podem PIORAR a acne: Pare de fazer estas 3 coisas – Foto: Freepik

Hábitos diários podem PIORAR a acne: Pare de fazer estas 3 coisas

Antes de incluir qualquer produto na sua rotina de cuidados faciais, é importante verificar o seu índice comedogênico. Ingredientes comuns como manteiga de karité ou óleo mineral podem obstruir os poros, desencadeando a acne.

Outro hábito prejudicial para a pele e propenso a causar acne é o uso excessivo de esfoliantes. Apesar de muitos acreditarem que esses produtos são a chave para uma pele radiante, eles podem, na verdade, ser muito agressivos, causando mais danos do que benefícios. Segundo o Dr. Kim, basta usar produtos de limpeza facial suaves. Se você não consegue resistir à esfoliação, faça-o com moderação – uma vez por semana será suficiente.

E quanto às extensas rotinas de cuidados faciais tão populares? O Dr. Kim tem uma resposta clara: elas não são necessárias! Tudo o que você realmente precisa são três produtos básicos: um limpador suave, um hidratante não comedogênico e protetor solar.

Mas quais são as outras causas comuns das espinhas?

A acne é uma condição da pele que surge quando os folículos capilares ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, levando ao aparecimento de espinhas, cravos ou pústulas. Existem quatro causas principais:

  1. Excesso de Produção de Sebo: Quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade excessiva de óleo, pode ocorrer o entupimento dos poros, desencadeando a acne.
  2. Obstrução dos Folículos Capilares: Quando os poros são obstruídos por óleo e células mortas da pele, cria-se um ambiente propício para o surgimento da acne.
  3. Proliferação Bacteriana: Certas bactérias na pele, como a Propionibacterium acnes, podem se proliferar nos poros obstruídos, causando inflamação e acne.
  4. Inflamação: A presença de inflamação na pele pode agravar a acne, tornando as lesões mais dolorosas e difíceis de tratar.

A acne pode afetar áreas como o rosto, tórax, testa, parte superior das costas e ombros. Alterações hormonais, o uso de certos medicamentos contendo elementos como corticosteroides, testosterona ou lítio, e uma dieta rica em carboidratos podem contribuir para o problema. Embora o estresse por si só não cause acne, pode agravar a situação em pessoas que já sofrem com a condição.