Governo do RJ inaugura cinco novos cinemas no interior do estado

Município de Areal foi o primeiro que recebeu a atração

Neste mês de abril, o governo fluminense está inaugurando cinco novos complexos cinematográficos no interior do estado do Rio de Janeiro. O primeiro dos cinco cinemas foi aberto na última semana em Areal, no centro-sul do estado, dentro do projeto Cine+. O objetivo do projeto é oferecer 1,5 mil sessões por ano, a maioria gratuitas, e algumas com preços populares.

Além de Areal, outras quatro cidades irão receber salas de audiovisual este mês: Guapimirim, Itaocara, Casemiro de Abreu e Paraty. A iniciativa faz parte do programa Cinema da Cidade, que tem como meta entregar oito novos complexos cinematográficos em cidades do interior ao longo deste ano. As novas salas também serão instaladas em Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, explica que a ideia é ampliar a oferta para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver um filme na tela grande. “São projetos que estão sendo executados em cidades de pequeno e médio porte, que historicamente não contavam com esse tipo de serviço”, disse a secretária. Para ela, esse é o verdadeiro sentido de cultura: estar mais presente na vida de todos, em ações de democratização do acesso.

Além de proporcionar entretenimento para a população, os novos cinemas também vão oferecer cursos de audiovisual para jovens. Segundo o diretor executivo do projeto Cine+, Felipe Milhouse, “é um cinema-escola. Vamos oferecer capacitação técnica e artística para jovens que tenham interesse em adquirir conhecimento na área de gestão para equipamentos de fruição audiovisual”.

O projeto Cine+ tem patrocínio do governo do estado do Rio, em parceria com a Enel, e realização da empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O investimento total para instalação de complexos exibidores em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty é de R$ 3,6 milhões. Todos esses municípios têm até 250 mil habitantes.

Já as obras do programa Cinema da Cidade apontam para a entrega, ainda em 2023, dos cinemas de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia. Outros cinemas deverão ser inaugurados em Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, totalizando investimento de R$ 27 milhões.

O programa Cinema da Cidade se diferencia do Cine+ porque engloba duas salas de cinema, com espaço multiuso, atendendo características específicas dos territórios. A secretária Danielle Barros informou que está sendo feito um grande esforço, em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), para agilizar as entregas dos complexos cinematográficos. O programa atende municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes.