Governo de SP lança programa Jovem Aprendiz para 60 mil jovens de 14 a 18 anos

O governo detalha que os empresários terão custo reduzido ao contratar jovens aprendizes.

Governo de SP lança programa Jovem Aprendiz para 60 mil jovens de 14 a 18 anos | O governo de São Paulo lançou o programa Jovem Aprendiz Paulista, com o objetivo de oferecer 60 mil vagas de emprego para jovens de 14 a 18 anos em todo o estado. O programa envolve a contratação desses estudantes por micro e pequenas empresas de suas regiões, permitindo que trabalhem enquanto continuam seus estudos.

Os jovens terão uma remuneração mensal de até R$ 917,59, com jornadas de trabalho de 4 a 6 horas diárias e a oportunidade de trabalhar por até 24 meses. Além disso, terão um dia por semana dedicado à capacitação online. A responsabilidade de fornecer a capacitação técnica para os jovens contratados pelas empresas ficará a cargo do governo estadual, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Investimentos para o Jovem Aprendiz

Para viabilizar o programa, serão investidos R$ 145,5 milhões pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Projetos Estratégicos, comandadas pelos secretários Jorge Lima e Guilherme Afif Domingos, respectivamente. O foco do governo estadual está no ensino técnico, não sendo mencionados investimentos em estratégias para auxiliar os estudantes a ingressarem em universidades.

O governo detalha que os empresários terão custo reduzido ao contratar jovens aprendizes, pois não há despesas com verbas rescisórias ao término dos contratos e o recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é de 2% — trabalhadores têm direito a 8% de recolhimento.

“A lei obrigada a média e grande empresa a terem aprendizes, mas não falava nada da micro e pequena empresa. E nós sabemos que as médias e grandes empresas representam não mais do que 10% do universo geral, 90% é micro e pequena. E elas são uma macro família, um ambiente ideal para o desenvolvimento”, defende Afif Domingos.

Como se inscrever no programa

A matrícula regular na rede pública de ensino é obrigatória para todos os participantes, bem como a Carteira de Trabalho – o documento pode ser solicitado nos canais eletrônicos do Poupatempo.

Empresários e estudantes podem se inscrever por meio do site http://jovemaprendiz.sp.gov.br. Os selecionados serão informados por e-mail e mensagem SMS para encaminhamento. As famílias dos aprendizes também vão participar de todo o processo de contratação, com acompanhamento e orientação de pais e responsáveis por profissionais do programa.

Veja também: Vivo oferece programa de estágio com 350 vagas e 50% para negros