Governo autoriza concurso para Ciência e Tecnologia com 814 vagas

Prazo para publicação do edital será de até seis meses

O governo federal autorizou a realização de concurso público para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com 814 vagas. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

São 296 vagas para analista em ciência e tecnologia, 253 para pesquisador e 265 para tecnologista. Todas as vagas exigem nível superior de escolaridade.

O prazo para a publicação do edital de abertura será de até seis meses. Esta é a segunda autorização de concurso público pelo governo Lula. O primeiro foi para o Ministério das Relações Exteriores, com 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário da carreira da diplomacia.

Além disso, o Ministério da Gestão também autorizou a nomeação de 40 candidatos a especialistas em recursos minerais já aprovados em concurso público para a Agência Nacional de Mineração, do Ministério de Minas e Energia.

Todas as autorizações de concursos e nomeações no âmbito do Executivo Federal estão disponíveis para consulta pública no site do Ministério da Economia.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, havia anunciado na semana passada que o governo anunciaria até o dia 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal. Ela destacou que há previsão no orçamento e serão priorizados os órgãos com maior déficit de pessoal.

Com a autorização do concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, espera-se que os setores de pesquisa e tecnologia no Brasil possam ser fortalecidos e que haja a contratação de profissionais qualificados para contribuir com o desenvolvimento do país.