Fique ligado! Principais mudanças nas leis de trânsito em 2024

Conheça as novas regras para a indústria automotiva no Braisil.

Com a chegada de 2024, chegaram também novas regras para a indústria automotiva no Brasil. Desde de janeiro desse ano, todos os carros vendidos no país serão obrigados a ter novos itens de segurança, como faróis de uso diurno e controle de estabilidade.

Além disso, uma resolução específica foi implementada para regulamentar os retrovisores de veículos escolares. Isso inclui mudanças técnicas, como definição de tipos de equipamentos e regularização de câmeras e monitores, visando aprimorar a segurança das crianças durante o transporte escolar. Confira mais detalhes:

Principais mudanças nas leis de trânsito em 2024

Fique ligado! Principais mudanças nas leis de trânsito em 2024
Fique ligado! Principais mudanças nas leis de trânsito em 2024 – Foto: Detran

Essas regras se aplicam aos novos projetos de veículos produzidos ou importados, que tenham recebido o primeiro registro de código de marca, modelo e versão junto ao governo a partir de 1º de janeiro de 2019.

Principais mudanças para os consumidores:

Controle de Estabilidade (ESP): O controle eletrônico de estabilidade se tornou obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020. Esse equipamento é essencial para evitar perda de controle do veículo em situações de risco, como curvas fechadas e pisos escorregadios.

Luz Diurna de Rodagem (DRL): A luz diurna de rodagem é agora obrigatória para todos os carros produzidos no Brasil. Ela pode ser de LED ou lâmpada halógena e deve permanecer acesa junto com o motor do veículo. Essa medida não apenas substitui a necessidade de usar os faróis baixos durante o dia, mas também aumenta a visibilidade do carro em diferentes condições. No entanto, durante a noite, o DRL não substitui a necessidade de acender os faróis baixos, e utilizá-lo como única fonte de iluminação pode resultar em multa.

Essas mudanças visam não apenas aprimorar a segurança dos veículos, mas também garantir um ambiente mais seguro para todos os motoristas e passageiros nas estradas brasileiras. Esteja atento às novas regulamentações e certifique-se de que seu veículo esteja em conformidade com as novas normas de segurança.