Fim das parabólicas: saiba como obter seu Kit de Antena Digital gratuitamente

A mudança para o aparelho digital será necessária nas residências que utilizam as parabólicas tradicionais, que são grandes e feitas de tela furada.

Em breve, o sinal das parabólicas tradicionais terá um fim no Brasil, devido à implementação da tecnologia 5G. De acordo com a Siga Antenado, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os brasileiros serão obrigados a migrar para a transmissão digital, o que significa que aqueles que ainda utilizam parabólicas de sinal aberto precisarão fazer a mudança para um aparelho digital. Os aparelhos digitais substituirão as parabólicas tradicionais.

Quais antenas precisam ser substituídas?

A mudança para o aparelho digital será necessária nas residências que utilizam as parabólicas tradicionais, que são grandes e feitas de tela furada. Essas parabólicas deixarão de funcionar em breve, pois não suportam o sinal digital. Portanto, será necessário substituí-las por uma parabólica digital e um receptor que suporte a banda ku.

É importante ressaltar que nem todos precisarão fazer essa substituição. As antenas do modelo estilo “espinha de peixe” e as antenas digitais internas já suportam o novo sinal digital, então não será necessário trocá-las. Além disso, aqueles que possuem TV por assinatura não precisam se preocupar, pois o sinal é fornecido pelas empresas que oferecem o serviço, e não será necessário trocar o aparelho para que o sinal digital funcione.

Kit Antena Digital gratuito

Os brasileiros têm a opção de adquirir o Kit Antena Digital, que inclui a antena e o receptor digital, através de várias empresas no Brasil. No entanto, é possível obter gratuitamente esse kit e a instalação por meio da Siga Antenado, uma entidade da Anatel que tem como objetivo auxiliar as famílias na transição para o sinal digital. Para ter direito ao sinal digital gratuito, é necessário fazer parte de algum programa social do Governo Federal e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, é preciso ter uma antena parabólica tradicional instalada na residência, conectada e funcionando na TV. Durante a instalação, um técnico verificará essas informações e, se houver inconsistências, a família poderá perder o benefício. Caso haja dúvidas sobre o cadastro no CadÚnico, é possível ligar para a Central de Atendimento da Siga Antenado no número 08007292404 para verificar se há direito ao kit gratuito, caso a entidade já esteja agendando instalações no município.

Como solicitar o kit?

A permissão da parabólica digital gratuita pode ser feita de duas maneiras diferentes.

A primeira é pelo site oficial do Siga Antenado, seguindo os seguintes passos:

  • Acesse o site oficial do Siga Antenado;
  • Na página inicial, clique no botão verde “Distribuição de Kits”;
  • Digite o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) no campo indicado;
  • Responda a um triângulo para verificar se tem direito ao kit;
  • Por fim, o cidadão será direcionado a um atendente para agendar a instalação.

Além disso, também é possível fazer a solicitação através do telefone 08007292404.

Veja também: NOVO Kit Antena Digital grátis do governo: inscrições e recebimento