FGTS: nascidos em agosto tem até segunda para aderirem ao saque-aniversário

FGTS: nascidos em agosto tem até segunda para aderirem ao saque-aniversário
FGTS: nascidos em agosto tem até segunda para aderirem ao saque-aniversário

FGTS: nascidos em agosto tem até segunda para aderirem ao saque-aniversário.

Do Jornal Extra – Termina na próxima segunda-feira (dia 31) o prazo para o trabalhador nascido em agosto aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), se quiser resgatar o dinheiro ainda em 2020. A migração para a modalidade é opcional e deve ser informada à Caixa Econômica Federal.

>Pode ser verificado em extrato o crédito com resultado do FGTS de 2019

Ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo das suas contas do FGTS todos os anos. Os aniversariantes de agosto que optarem pela modalidade a partir de terça-feira (dia 1º) só vão começar a receber as parcelas anuais a partir de 2021.

De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, 6,1 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário, e o montante disponível para retirada nesta modalidade está em R$ 14 bilhões.

>Novo projeto cria saque-educação e saque emergencial nas contas do FGTS

O banco também anunciou uma linha de crédito para que os trabalhadores que aderirem ao saque-aniversário possam antecipar até três anos do pagamento.

Quem optar o saque-aniversário perderá a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido. O que permanece igual é o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa, além da possibilidade de saque para compra da casa própria ou em casos de aposentadoria ou doença grave.

>Projeto permite saque integral do FGTS durante calamidade ou pandemia

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas ainda em 2020 termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Já o prazo para sacar o dinheiro do saque-aniversário segue um calendário estabelecido pela Caixa.

>FGTS: veja quanto irá receber dos R$ 7,5 milhões que serão distribuídos