Facebook prepara mudanças drásticas para competir com o TikTok

A plataforma começará a mostrar conteúdo de qualquer usuário, independentemente de ser nosso amigo ou não

Facebook prepara mudanças drásticas para competir com o TikTok. Parece que a Meta está preocupada com o sucesso indiscutível do TikTok. O Instagram integrou recentemente o feed em tela cheia para concorrer com a rede social de vídeos curtos e agora é o Facebook que se prepara para fazer uma série de mudanças que o deixariam um pouco mais parecido com seu rival.

A notícia vem do The Verge, um meio que teve acesso a um memorando interno do Meta detalhando as intenções de mudança.

Neste documento, o chefe do Facebook, Tom Alison, explica detalhadamente quais são os planos da empresa para dar maior visibilidade às publicações baseadas em seu tema ou popularidade, sem necessariamente vir de usuários ou grupos que acompanhamos.

Mudança de algoritmo e nova fusão do Messenger e Facebook

A primeira mudança seria no feed de notícias, cuja aba principal mostrará Stories e Reels, além de postagens recomendadas pelo algoritmo do Facebook e Instagram.

Essas recomendações serão baseadas nos vídeos que você assistiu e nos seus critérios de pesquisa.

Embora continuemos a ver postagens de amigos, o Facebook quer dar mais ênfase às postagens de terceiros e, acima de tudo, aprimorar seu algoritmo de recomendação.

As postagens exibidas terão instruções claras para enviar mensagens diretas e compartilhar a postagem com outros usuários. Apenas sobre as mensagens diretas viria a segunda mudança que se espera.

E é que, de acordo com o relatório, Messenger e Facebook, dois aplicativos independentes há anos, se unirão novamente para imitar a funcionalidade de mensagens do TikTok.

Esse facelift do Facebook o aproximaria da mecânica do aplicativo Bytedance para competir com ele, mas também significaria a mudança mais importante no feed de notícias da plataforma desde 2018.

Em janeiro daquele ano, a rede social implementou uma nova métrica que chamou de “interações sociais significativas”.

Esse algoritmo é responsável por dar prioridade às postagens de pessoas com quem temos um relacionamento mais próximo dentro da plataforma e, no momento, não sabemos se o Facebook o eliminará ou se coexistirá com a nova fórmula de recomendação.