Este grupo de APOSENTADOS DO INSS receberá aumento de 25% no benefício

Os aposentados do INSS que se enquadram em algumas características específicas podem ter direito a 25% a mais na aposentadoria.

Este grupo de aposentados do INSS receberá aumento de 25% no benefício | Já imaginou descobrir que sua aposentadoria subiu 25%? Saiba que alguns aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam essa feliz notícia. Isso porque um grupo dos segurados terá o benefício da previdência aumentado pela autarquia, conforme normas recente estabelecida.

Novas regras da aposentadoria do INSS em 2023; veja o mudou
Este grupo de aposentados do INSS receberá aumento de 25% no benefício | Foto: José Cruz/Agência Brasil / Montagem: Charles Fábion

Antes de conhecer o grupo de aposentados do INSS que terá direito ao aumento de um quarto do salário (25%), é importante frisar que essas pessoas deverão obedecer a certos critérios para gozar o novo reajuste possibilitado pelo Estado.

Aposentados do INSS já tiveram outro reajuste em 2023

Inclusive, é importante lembrar que todos os aposentados do INSS já contaram com um reajuste recente dos benefícios pagos em 2023. Isso se deve ao novo valor do salário-mínimo, que foi para R$ 1.302 na nova gestão federal do governo.

Tanto os pensionistas quanto os aposentados do INSS que ganham desde o piso até o teto do instituto receberam os valores aumentados já em janeiro, o que se manterá no mês de fevereiro.

Para consultar o saldo do seu benefício, acesse o aplicativo Meu INSS ou entre no site meu.inss.gov.br. Dessa forma é possível conferir os detalhes sobre sua pensão e aposentadoria já atualizados.

Qual grupo de aposentados do INSS terá aumento de 25%

De acordo com as informações do próprio INSS, apenas os aposentados que necessitam de assistência de terceiros para que possam realizar suas atividades básicas na rotina terão esse direito de reajuste acima da média.

A assistência de terceiros tem o objetivo de suprir necessidades básicas do aposentado, como alimentação e higiene pessoal, por exemplo. Com a ajuda de custo extra, o beneficiário pode utilizar esse valor como um complemento para pagar o enfermeiro ou assistente que deseja para obter auxílio no dia a dia.

Cuidador não precisa ser profissional de saúde

Outro ponto fundamental de esclarecimento é que o cuidador não precisa ser um profissional da área da saúde. Ele também pode ser um parente, amigo, filho, irmão ou qualquer outra pessoa. A meta é apenas ter alguém dedicado que possa ajudar o beneficiário.

Os aposentados do INSS que receberão o adicional devem se enquadrar em algumas características; tais como:

  • Cegueira completa;
  • Paralisia dos membros superiores e inferiores;
  • Perda dos membros inferiores acima dos pés, onde não há possibilidade de prótese;
  • Perda de uma das mãos e dos dois pés, mesmo com possibilidade de prótese;
  • Perda de um membro superior e outro inferior sem possibilidade de prótese;
  • Alteração das faculdades mentais com graves problemas orgânicos e sociais;
  • Doenças que requerem permanência constante na cama;
  • Incapacidade permanente para as atividades cotidianas.