Você já parou para pensar na possibilidade de produtos domésticos comuns serem capazes de prejudicar sua saúde e da sua família? Uma grande quantidade de itens que usamos diariamente contém substâncias potencialmente tóxicas, capazes de desencadear desde irritações cutâneas até problemas respiratórios e complicações ainda mais graves. Portanto, é essencial que todas as pessoas encarregadas das tarefas domésticas estejam cientes destes riscos e utilizem tais produtos de maneira correta e segura.
A seguir, apresentamos alguns dos produtos domésticos mais comuns que demandam cuidado em seu uso para evitar complicações à saúde.
Embora seja um aliado poderoso na limpeza, o alvejante, quando usado de maneira excessiva ou inadequada, pode ser prejudicial. A inalação de vapores de cloro pode causar irritações e inflamações nas vias respiratórias, afetando até mesmo o sistema nervoso. O contato direto com a pele ou os olhos também pode causar irritações e queimaduras. Recomenda-se o uso de luvas, máscara e ventilação adequada do ambiente durante e após o uso do produto.
Usados para fins aromáticos, terapêuticos e de limpeza, os óleos essenciais também podem ser perigosos se não manuseados corretamente. Alguns óleos, como eucalipto, menta, cravo e anis, podem causar irritações e inflamações se ingeridos ou em contato direto com as mucosas. Sempre dilua os óleos essenciais em água antes de usá-los e mantenha-os fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Comumente utilizados para diluir tintas, os solventes apresentam risco de pneumonia se inalados. Os vapores podem levar a irritações oculares, nasais e de garganta, além de serem perigosos para o sistema respiratório. Proteja-se usando máscaras e ventile o ambiente quando manusear este produto.
Os produtos de limpeza multiuso contêm químicos potentes que podem irritar a pele, os olhos e as vias respiratórias. Além disso, podem ser corrosivos para diversas superfícies. Proteja-se com luvas, ventile o ambiente e siga as instruções dos fabricantes ao utilizá-los.
Embora os purificadores de ar sejam úteis para melhorar a qualidade do ar, alguns modelos contêm dióxido de titânio e ozônio, substâncias perigosas para a saúde pulmonar.
Embora úteis, os repelentes podem ser perigosos se mal utilizados. Alguns estudos sugerem que o uso excessivo de repelentes pode levar a dores de cabeça, náuseas, irritações cutâneas e, em raros casos, problemas neurológicos.
Ao notar sintomas como dificuldade para respirar ou irritações na pele ou olhos após o uso de algum desses produtos, busque atendimento médico imediatamente. A prevenção é a melhor estratégia: use com cuidado e armazene corretamente esses produtos.