Esfoliante de Couro Cabeludo: quando você usar não conseguirá ficar sem ele

Saiba tudo sobre essa técnica e faça um esfoliante caseiro

A atenção aos cuidados com o couro cabeludo é um fato bem estabelecido. Por trás disso está a intuição de que uma pele saudável é garantia quase certa de cabelos vigorosos e brilhantes. E assim, cada vez mais linhas capilares lançaram produtos como esfoliantes para o couro cabeludo. Se antes era um serviço de salão, hoje a esfoliação pode ser feita em casa antes de lavar os cabelos.

A tendência atende pelo nome de skinification, que significa dar ao couro cabeludo e aos cabelos a mesma atenção que antes era dada à pele.

Esfoliante de couro cabeludo
Esfoliante de couro cabeludo: quando você usar não conseguirá ficar sem ele | Foto: Freepik

Esfoliante de couro cabeludo: quando você usar não conseguirá ficar sem ele

Os peelings para a pele e cabelos são formulados com microgrânulos que, na maioria das vezes, são naturais, obtidos a partir de sementes e caroços de frutas. Comparados ao shampoo, eles limpam a pele de forma mais profunda, removendo impurezas, excesso de sebo e células mortas. Por esta razão, destinam-se a couro cabeludo “problemático”, ou seja, oleoso, com tendência a descamar ou com caspa. Mas no mercado existem esfoliantes menos específicos, que são benéficos para todos os tipos de cabelo e couro cabeludo, mesmo os mais sensíveis.

Por que usá-lo?

Incluir uma esfoliação capilar com microgrânulos na sua rotina é uma excelente ideia porque tem ação higienizante e antibacteriana. Além disso, desintoxica e purifica a pele, estimulando simultaneamente a oxigenação e a renovação celular.

Muitos destes produtos esfoliantes também têm a capacidade de absorver e eliminar toxinas e excesso de sebo, deixando a pele fresca e tonificada.

Como usar?

Alguns esfoliantes são aplicados no couro cabeludo seco, outros no couro recém-umedecido (spray para plantas serve). Para evitar erros de aplicação, é sempre bom ler as instruções de cada produto. Em seguida, massageie suavemente com movimentos circulares. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, para permitir que os princípios ativos realizem sua ação purificadora. Posteriormente, pode-se prosseguir com o shampoo, que é melhor escolher não muito desengordurante.

Para quem é recomendado?

A esfoliação do couro cabeludo é particularmente adequada se você sentir couro cabeludo oleoso, coceira ou irritação na pele. Além disso, pode ser usado periodicamente como tratamento de beleza para manter o equilíbrio do couro cabeludo.

Como fazer esfoliante de couro cabeludo:

Uma das máscaras mais comuns e fáceis de fazer é aquela que contém óleo de coco e açúcar. Esta combinação cria uma esfoliação suave que remove impurezas e células mortas do couro cabeludo. Para prepará-la, misture 50 ml de azeite com 50 gramas de açúcar. Aplique a mistura no couro cabeludo massageando com movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e enxágue. Lembre-se de aplicar a máscara nos cabelos úmidos e repetir o tratamento a cada 2 semanas.

Outra máscara esfoliante eficaz é aquela com chá verde e óleo essencial de aveia. O óleo essencial de chá verde tem propriedades que podem ajudar a fortalecer os folículos capilares e estimular o crescimento. Já a aveia atua como um esfoliante suave para remover impurezas e células mortas da pele. Para fazer esta máscara, misture 15 gotas de óleo essencial de chá verde, 2 colheres de sopa de óleo de coco e 50 gramas de aveia. Molhe os cabelos, aplique a máscara no couro cabeludo, massageie, enxágue com água fria e repita o tratamento uma vez por semana.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro de confiança e consulte seu dermatologista.