Emagrecer no pós-parto: conheça os chás permitidos e dieta.
Tomar chá no pós-parto é uma ótima forma de emagrecer porque aumenta a produção de leite materno e com isso o gasto calórico do corpo da mãe que consume a gordura acumulada durante os 9 meses de gravidez como fonte de energia.
Além disso, tomar bastante chá no pós-parto também favorece a circulação e ajuda a desinchar, principalmente após a cesária.
Mas nem todos os chás podem ser usados na amamentação porque podem alterar o sabor do leite ou provocar desconforto ou cólicas no bebê.
Assim, os chás mais indicados para perder peso após o parto, mas que não prejudicam a amamentação e nem o bebê são:
Um dos melhores chás indicados para emagrecer depois do parto pois possui uma substância chamada silimarina que potencia a produção de leite materno.
O cardo mariano pode ser também utilizado como suplemento em forma de pó para aumentar a produção de leite materno, podendo ser encontrado nas farmácias.
Para fazer o chá de cardo mariano basta colocar uma colher de chá de sementes de cardo mariano para cada xícara de água fervente, deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 30 minutos antes das refeições principais, almoço e jantar.
Ótimo porque melhora a digestão e combate os gases, o que pode ser uma das causas da barriga inchada nesta fase.
Você pode tomar 2 ou 3 vezes por dia, nos horários entre as principais refeições ou 30 minutos antes do almoço e do jantar, de preferência sem adoçar.
Para preparar basta colocar uma saqueta de erva-cidreira numa xícara de água quente e deixar repousar por 3 minutos, devidamente tapado. Tomar morno.
Vai te manter calma e o bebê também, garantindo uma melhor recuperação no pós-parto.
Pode ser útil para acalmar o estômago e te deixar mais serena, e como é secretado pelo leite, também deixa o bebê mais tranquilo.
Pode ser útil tomar 1 hora antes de amamentar, perto da hora do bebê dormir.
Este chá ajuda a emagrecer porque dormindo bem, é mais fácil descansar e fazer as melhores escolhas alimentares, preferindo alimentos menos calóricos.
Para aumentar a velocidade de emagrecimento após o parto quando a mãe não amamenta podem ser utilizados:
Chás com cafeína, como o chá preto, chá verde ou chá mate, que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras.
Chás diuréticos, como chá de alecrim, arenária, cavalinha ou erva-doce, que ajudam a desinchar.
Esses chás não podem ser tomados quando a mulher amamenta porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê e os chás diuréticos podem provocar desidratação e diminuir a produção de leite.
A dieta para emagrecer no pós-parto tem que ser balanceada, rica em alimentos naturais, como frutas, legumes, cereais integrais e peixe.
Nessa dieta também é importante evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar, como frituras, embutidos, bolos e refrigerantes, por exemplo.
Porém, as transformações no corpo da mãe acontecem ao longo 9 meses de gravidez e deve-se esperar-se pelo menos esse tempo para voltar ao peso antes de engravidar.
Porém, se após 6 meses a mulher ainda não se sente bem com o seu peso deve consultar um nutricionista para fazer uma dieta adequada sem prejudicar a produção de leite.
A dieta deve ser bem equilibrada, contendo boas quantidades de ferro, proteína, zinco e vitamina A para evitar e combater a queda de cabelo que acontece após o nascimento do bebê.
Tua Saúde