É SEGURO USAR VASELINA NO ROSTO? Veja prós e contras

É seguro usar vaselina no rosto? veja prós e contras. Um dos produtos mais procurados nas farmácias para ser usado nas rotinas de beleza é a vaselina.

A vaselina é um dos ingredientes mais populares no mundo da beleza, pois além de ser utilizada como componente de alguns produtos, também é utilizada para muitos tratamentos e métodos caseiros.

No entanto, não é uma substância que possa ser incluída por todas as pessoas em suas rotinas. Portanto, desta vez apresentaremos os benefícios e contraindicações que a vaselina tem quando incluída em truques de beleza.

6 benefícios da vaselina para o rosto que talvez não conheça

A vaselina é reconhecida como um dos tratamentos caseiros mais benéficos para a pele, pois é de fácil aplicação e proporciona resultados positivos graças a muitas de suas propriedades. Na verdade, você provavelmente já utiliza algumas de suas vantagens mais conhecidas, entre as quais apresentaremos a seguir:

6. Repara lábios rachados

Uma das principais vantagens que se pode obter da vaselina é o poder hidratante que ela pode oferecer aos lábios. Este é o tratamento ideal para aquelas pessoas que apresentam ressecamento ou rachaduras, pois evita que os lábios desidratem devido a baixas temperaturas, exposição ao sol ou após falta de cuidado.

5. Componente ideal para a pele seca

A vaselina tende a ser um produto altamente recomendado para melhorar a hidratação da pele seca, pois evita a perda de umidade, rachaduras ou descamação. No entanto, é recomendável optar por um produto que o contenha como componente e não utilizá-lo em sua versão pura. Além disso, também pode ser uma excelente opção para os pés.

4. Protege a pele dos bebês

O uso constante da fralda pode causar assaduras ou dermatites na pele dos bebês, por isso é aconselhável usar um pouco deste ingrediente nas áreas afetadas, para hidratar e reduzir o desconforto. Pode até ser aplicado em outras áreas do corpo para manter a hidratação, com exceção do rosto.

3. Remover a maquiagem

Para aqueles dias em que o demaquilante acaba ou você não tem à mão, a vaselina pode ser uma excelente opção para substituí-la nessa ocasião. Este produto é responsável por retirar a maquiagem com facilidade, sem agredir a pele. No entanto, é aconselhável enxaguar com bastante água e sabão a seguir.

2. Melhorar os cuidados com a tatuagem

A vaselina é um dos produtos mais recomendados após a tatuagem, pois hidrata a pele, promove a cicatrização e acelera a recuperação da área. Além disso, reduz o risco de infecções e ajuda a manter uma boa aparência.

1. Prolonga a duração do perfume

Este produto não só pode ser usado para hidratar, mas também é um excelente método para fazer o perfume durar mais tempo na pele. Para aproveitar esse benefício, aplique a vaselina no pescoço, pulsos, clavículas, atrás das orelhas e na parte inferior dos cotovelos, e depois aplique o perfume em cada área.

Contraindicações de vaselina para o rosto

Apesar da maioria dos benefícios que a vaselina pode proporcionar, existem aspectos que podem favorecer o aparecimento de resultados negativos em algumas pessoas. Por isso, é de extrema importância conhecer suas contraindicações antes de incluí-lo na rotina de cuidados com a pele.

  • Prejudica a pele oleosa: O uso de vaselina na rotina de cuidados com a pele oleosa pode aumentar a produção de sebo na região e alterar seu aspecto. Pode até manter os óleos secretados por mais tempo e aumentar a aparência brilhante do rosto.
  • Promove o aparecimento de acne: A vaselina é um produto de textura gordurosa que além de hidratar a pele, pode ser armazenada em poros abertos e obstruí-los, o que a longo prazo favorece o aparecimento de acne. De fato, a Academia Americana de Dermatologia explicou que seu uso não é recomendado para pessoas com pele oleosa ou com tendência a acne.
  • Alergias: Algumas pessoas tendem a ter alergias a componentes derivados do petróleo, entre os quais se encontra principalmente a vaselina. Portanto, antes de usá-lo em qualquer parte do corpo, é aconselhável aplicá-lo nos pulsos ou no pescoço para fazer um pequeno teste.