Donuts de limão com calda: receita italiana requintada e fácil de fazer. Tarallis são donuts tradicionais da Itália, especialmente das províncias do sul, que se assemelham às massas preparadas aqui.
Como costuma acontecer, cada região traz um toque especial à receita ‘base’ e encontraremos muitas maneiras de prepará-la. A seguir, escolhemos ensinar a você como fazer um delicioso taralli de limão com um esmalte delicioso e super simples. Anote e surpreenda-se com esta nova receita!
>Receitas internacionais adaptadas pela culinária brasileira: conheça 10 pratos
Para a massa:
Farinha para pastelaria: 360 gr
Copo açúcar: 125 gr
Ovos: 3 unid.
Levedura química: 1 colher de chá
Aceite vegetal neutro: 140 ml (usamos de girasol)
Limão: 1 unid.
Pitada de sal
Para a calda:
Açúcar de confeiteiro: 3 colheres de sopa
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento (o fermento) e o açúcar com uma pitada de sal. Em seguida, adicionamos o óleo, os ovos e as raspas de limão. Mexemos bem até obter uma massa pastosa. Passamos a massa para a bancada / balcão e amassamos até ficar lisa e uniforme.
Fazemos um pãozinho e deixamos descansar por cerca de 10 minutos coberto com um pano limpo. Começamos a moldar nosso taralli de limão. Pegamos um bom pedaço de massa e esticamos com as mãos na bancada para formar um cilindro de aproximadamente 1 cm de diâmetro.
Se necessário, cubra a bancada com um pouco de óleo para que a massa não grude durante a montagem. Em seguida, cortamos seções de cerca de 10 a 12 cm de comprimento e, com cada uma delas, fazemos um nó torcendo-as sobre si mesmas. Organizamos os donuts em um prato ou assadeira forrada com papel manteiga.
Lembre-se de deixar um espaço entre eles, pois irão crescer durante o cozimento. Pré-aquecemos o forno a 180º e assamos nossos tarallis de limão por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
Calda: em uma tigela ou prato fundo, coloque as 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado e acrescente o suco de limão, misturando com alguns bastonetes ou com um garfo. A ideia é um esmalte branco, com uma boa consistência (não a pingar) e um sabor marcante a limão. Finalmente, mergulhamos a parte superior de cada donut na cobertura de limão e deixamos esfriar para endurecer.