Você já se perguntou se os supermercados têm alguns segredos obscuros para fazer você gastar mais do que pretendia? Prepare-se para uma revelação chocante: donos de supermercados finalmente revelam os 6 truques que empregam para induzir os clientes a encher seus carrinhos e esvaziar suas carteiras.
Se você está curioso para descobrir como essas táticas funcionam e como evitar cair nas armadilhas do consumo, continue lendo e prepare-se para ter a cortina do mistério levantada!
As dimensões dos carrinhos estão cada vez maiores e tem uma razão de ser: você vai comprar mais. Ver o carrinho vazio inconscientemente fará com que você queira enchê-lo.
A colocação dos produtos nas prateleiras não é por acaso. Você vai encontrar, ao nível dos olhos, os artigos que as marcas e o supermercado já escolheram para você. A maioria são mais caros!
Os supermercados usam a área abaixo da cintura para posicionar produtos mais baratos e essenciais que os consumidores costumam comprar. Mesmo que essa região não esteja visivelmente posicionada, as pessoas tendem a procurar esses produtos de qualquer maneira, pois estão procurando por itens essenciais ou com preços mais baixos. Portanto, os supermercados utilizam essa área estrategicamente para aumentar as vendas desses produtos.
Com certeza você já percebeu que para chegar ao papel higiênico você tinha que passar por meio supermercado. Cuidado para não se desviar do objetivo!
Os preços quebrados (por exemplo, R$ 2,96 em vez de R$ 3,00) são usados para fazer com que os clientes acreditem que estão economizando dinheiro, mesmo que a diferença seja pequena.
Deixar alguns produtos específicos ao alcance das crianças é uma tática de marketing comum em supermercados e lojas de varejo. Geralmente, esses produtos são doces, salgadinhos, refrigerantes e brinquedos, que são atraentes para as crianças e podem incentivar a compra. Esses produtos são colocados em prateleiras mais baixas ou em expositores próximos ao caixa para que as crianças possam vê-los e alcançá-los facilmente.
Isso pode fazer com que as crianças peçam aos pais para comprá-los, o que pode ser difícil de resistir para alguns pais. No entanto, é importante lembrar que os pais são responsáveis por ensinar seus filhos sobre hábitos alimentares saudáveis e o valor do dinheiro. Portanto, é importante educar as crianças sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis e não ceder a cada pedido de compra de um produto. Além disso, os pais podem estabelecer limites e regras claras para evitar que as crianças sejam influenciadas por táticas de marketing.
Ao manter essas dicas em mente, você pode minimizar os efeitos das táticas de marketing dos supermercados e fazer compras mais inteligentes e econômicas.