Dicas para montar um currículo básico de forma rápida e fácil

Como montar um currículo básico? Dicas para criar um currículo básico de forma rápida e fácil!

Dicas para montar um currículo básico de forma rápida e fácil. Você é um recém-formado procurando seu primeiro emprego? Ou talvez você esteja procurando novos horizontes. Em ambos os casos, você precisa de um currículo impressionante que o diferencie de outros candidatos.

Escrever um currículo não é um passeio no parque; essas duas páginas determinarão se você conseguirá uma entrevista. Portanto, há muita pressão para se diferenciar de outros aplicativos. A boa notícia é que você não precisa trabalhar apenas no seu currículo.

Aqui está um guia com detalhes sobre o que incluir em seu currículo, o que deixar de fora e o que os empregadores esperam:

Quais são as seções essenciais do seu currículo?

Seu currículo deve ter as seguintes seções para fornecer informações essenciais ao recrutador:

1. Dados Pessoais

Embora as informações de contato sejam óbvias, você pode se surpreender ao saber que algumas pessoas esquecem de incluir alguns de seus detalhes. Você deve fornecer seu nome completo, cargo, endereço de e-mail pessoal e um número de telefone celular.

Outras informações opcionais que você pode fornecer são seu perfil do LinkedIn e um site profissional. Não inclua as seguintes informações em seu currículo:

● E-mail de trabalho ou qualquer tipo de contato que pertença à empresa em que você está trabalhando
● Links irrelevantes para redes sociais
● Fotos

Você também quer garantir que seu endereço de e-mail pareça profissional, não sofisticado ou divertido. Seu correio de voz também deve conter uma mensagem de recepção profissional.

2. Declaração pessoal

O perfil pessoal é uma parte crítica do seu currículo e por causa de sua posição de destaque, o recrutador o verá primeiro. Seu objetivo é fornecer uma visão geral rápida de si mesmo.

Quais são os principais atributos que você tem? Que valor você pode trazer para a organização? É um parágrafo curto de duas ou três frases, mas as palavras devem convencer o gerente de contratação de que vale a pena ler seu currículo. Isto é o que você deve escrever:

● Quem você é
● Suas realizações
● Duas ou três habilidades
● Sua visão e como a empresa se beneficiará ao contratá-lo
● Use palavras de ação para torná-la proativa e poderosa

No entanto, você deve evitar escrever um parágrafo longo explicando por que deseja o emprego. E, claro, não mencione nenhuma informação irrelevante.

3. Experiência de trabalho

Sua experiência de trabalho relevante é a base do seu currículo, e você deve listar seus empregos anteriores em ordem cronológica inversa, da experiência mais antiga à mais recente. Resuma esta seção na seguinte ordem:

  1. Cargo Oficial
  2. Empresa e localização
  3. Duração do emprego
  4. Deveres e Responsabilidades
  5. Conquistas

Forneça informações de apenas 15 anos de experiência de trabalho. Se você trabalhou mais de 15 anos, pule empregos de curto prazo e estágios. Se você tiver experiência de trabalho mínima, poderá incluir estágios e trabalho voluntário.

4. Perfil Acadêmico

As informações a serem incluídas nesta seção dependerão de sua experiência profissional. Por exemplo, se você tem mais de dois anos de experiência profissional, inclua apenas diplomas pós secundários mencionando a data da formatura, o nome da instituição e o diploma obtido.

Se você é recém-formado, mencione suas honras, título de dissertação, cursos relevantes para o trabalho, realizações e atividades acadêmicas extracurriculares.

5. Habilidades

Você deve incluir um mínimo de cinco habilidades relevantes para a posição que está procurando. As habilidades técnicas são habilidades específicas do trabalho, como desenvolvimento web, conhecimentos de informática e modelagem estatística.

Suas habilidades sociais incluem comunicação eficaz, resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico. Você deve indicar seu nível de proficiência no idioma e ilustrar brevemente como você usou essas habilidades no passado.