Dia D: atualização vacinal de crianças da rede municipal de ensino de São Paulo

Dia D de Intensificação Vacinal contará com atividades lúdicas em UBSs

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME), promove amanhã, quarta-feira (15), o Dia D de Intensificação Vacinal para os alunos da rede municipal de educação infantil. Organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), com o apoio das unidades escolares, a mobilização foi iniciada no 1º dia do ano letivo (6 de fevereiro), com a distribuição de cartões da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) a pais e responsáveis de alunos de 0 a 5 anos de idade matriculados em creches e na pré-escola do município.

Com a iniciativa, a prefeitura pretende assegurar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e possibilitar a atualização vacinal de crianças dessa faixa etária na capital. Por meio de busca ativa, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão solicitando que pais e responsáveis retirem as DVAs e levem as crianças com vacinas em atraso para a atualização da caderneta, conforme o calendário estabelecido para a idade. No Dia D de Intensificação, as UBSs também vão realizar atividades lúdicas para estimular a participação do público infantil.

“A vacinação protege as crianças de diversas doenças. A SME incentiva os pais a vacinarem os estudantes pelo bem estar e saúde deles e dos próximos”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

As vacinas disponibilizadas são BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria tétano e para Covid-19, conforme o esquema adotado para a idade. A aplicação desses imunizantes é considerada fundamental para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis.

“O Dia D de Intensificação Vacinal infantil vai contribuir para ampliação da cobertura e a proteção vacinal da comunidade escolar já nos primeiros anos de vida”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.