Cuidado com o ‘golpe da mala’ que pode custar milhares de reais

Desconfie de mensagens de remetentes que você não tem em sua agenda e nunca envie dinheiro para pessoas desconhecidas

Cuidado com o ‘golpe da mala’ que pode custar milhares de reais | O celular toca. É uma mensagem de Whatsapp de um número que você não tem na sua agenda e na qual alguém (alegando ser um parente seu) lhe pede dinheiro para, supostamente, desbloquear uma bagagem que foi retida no aeroporto ou na rodoviária. Assim começa a história de muitas pessoas que se tornaram vítimas do que é conhecido como o ‘golpe da mala ‘.

Por mais óbvias que sejam as intenções dos criadores dessas mensagens, a verdade é que muitas pessoas acabam caindo no engano e perdendo milhares de reais.

O que é o ‘golpe da mala’?

O modus operandi dos golpistas que usam esse método é muito simples. Eles enviam massivamente mensagens do Whatsapp se passando por parentes viajando e em perigo. Eles imediatamente solicitam dinheiro através de Pix para poder recuperar seus pertences.

Na maioria dos casos as mensagens são impessoais e não têm nome próprio. No entanto, os golpistas também podem abordar suas vítimas pelo primeiro nome para despertar menos suspeitas. Mas como os golpistas podem saber seu nome? Muito fácil. Normalmente, na maioria dos casos, o nome do usuário aparece em seu perfil do WhatsApp, então o trabalho dos cibercriminosos fica muito mais fácil ainda.

O que fazer se você receber uma mensagem fraudulenta no seu celular?

Se você receber uma dessas mensagens solicitando dinheiro no seu celular, fique alerta. Claro, você nunca deve fazer qualquer tipo de renda ou transferência para qualquer pessoa desconhecida. Além disso, conforme orientação da Polícia, deverá denunciar a mensagem e bloquear automaticamente esse número de telefone. Dessa forma, o golpista não poderá entrar em contato com você novamente.

O golpe da mala é apenas uma das muitas maneiras pelas quais os golpistas tentam atrair as vítimas por meio de mensagens de celular, sendo as mais comuns aquelas que têm como suposto remetente os Correios ou a Receita Federal. Em ambos os casos, a mensagem é geralmente acompanhada por um link.

Se você receber alguma dessas mensagens em seu celular, nunca deve clicar nesse link, pois pode se tornar uma nova vítima de ‘phishing’, um golpe que visa obter seus dados privados (principalmente dados bancários) pela Internet.