Cronograma de Cuidados Capilares: o que é e como você pode criar o seu

Melhore os cuidados com os seus cabelos criando seu próprio cronograma capilar,

O cuidado com os cabelos não se resume apenas ao uso de qualquer produto; as pessoas devem aprender a reconhecer as necessidades de seus cabelos para obter os resultados desejados. A melhor maneira de organizar sua rotina é criando um cronograma de cuidados com os cabelos. Desta vez, vamos compartilhar o que é e como você pode ter o seu.

Cronograma de Cuidados Capilares: o que é e como você pode criar o seu
Foto: Freepik kei907

O que é um cronograma de cuidados com os cabelos?

Um cronograma de cuidados capilares é uma rotina que visa estabelecer os produtos adequados para melhorar a aparência dos cabelos de acordo com suas necessidades, principalmente baseado em hidratação, nutrição e reconstrução.

Nesse sentido, organizar sua rotina irá ajudá-lo a recuperar propriedades ou nutrientes perdidos, especialmente quando o cabelo está seco, danificado, enfraquecido, maltratado ou descolorido.

Esta organização é geralmente distribuída ao longo de quatro semanas, utilizando produtos apropriados para obter uma recuperação integral e cabelos renovados. Portanto, vamos explicar detalhadamente em que consiste cada etapa.

Hidratação é a etapa básica de qualquer cronograma capilar, responsável por recuperar os níveis de umidade, repor a água perdida e hidratar os fios, proporcionando um acabamento brilhante, macio e saudável.

Esta etapa acaba sendo a mais importante para cabelos com aspecto seco e sem brilho, portanto, é fundamental incluir shampoos, condicionadores e máscaras que atendam a essa finalidade.

Nutrição é responsável por repor os lipídios necessários para proporcionar mais brilho, flexibilidade e força, ao mesmo tempo que ajuda a fortalecer a camada protetora da pele e fechar as cutículas. Na verdade, esta etapa é ideal para evitar o aparecimento de pontas duplas.

Cabelos que parecem danificados, com pontas duplas e muito frizz, precisam priorizar a nutrição entre os produtos da rotina capilar. Na maioria dos casos, isso é obtido a partir de óleos e máscaras naturais.

Por fim, a terceira etapa que faz parte dos cronogramas capilares é a reconstrução, que, como o próprio nome indica, trata de recuperar a resistência e elasticidade dos cabelos, fornecendo as proteínas necessárias para repará-los.

Essa etapa é de extrema importância para cabelos que foram maltratados com químicas, descolorações e uso de tinturas, bem como aqueles que caem ou quebram facilmente.

Como criar um cronograma de cuidados com os cabelos?

Para elaborar o cronograma de cuidados capilares ideal para você, você deve conhecer as necessidades do seu cabelo, começando por observar se ele está ressecado, tem pontas duplas ou se foi tratado com produtos químicos no processo.

Um dos primeiros testes que você pode realizar é o teste de porosidade, no qual você deve mergulhar um fio em um copo d’água e observá-lo. Se afundar significa que seu cabelo está muito danificado, se flutuar no centro está saudável e se ficar na parte superior precisa de hidratação.

Se o seu cabelo parece saudável, com poucos danos ou ressecamento, você deve priorizar a hidratação, usando dois produtos hidratantes por semana e na terceira lavagem usar óleos ou uma máscara nutritiva. Na última semana, priorize um produto reconstrutor, como uma máscara com queratina.

Para cabelos com pontas duplas, recomendamos aplicar óleos nutritivos duas vezes por semana antes da lavagem, além de incluir uma máscara hidratante uma vez por semana e alternar com uma reconstrutora na próxima.

Por fim, se o seu cabelo parece danificado, quebradiço e foi tratado com produtos químicos, você deve manter um equilíbrio entre hidratação, nutrição e reconstrução. Você pode seguir essa ordem na primeira semana, depois focar na nutrição e hidratação e repetir essa estrutura até o fim do mês.

Atreva-se a criar o seu próprio cronograma capilar de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro de confiança e consulte seu dermatologista.