Número do CPF passa a ser OBRIGATÓRIO em 8 documentos: veja a lista

Em suma, o CPF é um número de identificação único e obrigatório para todos os cidadãos brasileiros.

Número do CPF passa a ser obrigatório em 8 documentos: veja a lista completa e fique sabendo de tudo neste post!

Desde sua criação, em 1968, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) vem se consolidando como o principal documento de identificação do cidadão brasileiro. Com o passar dos anos, o CPF deixou de ser apenas um número para fins fiscais e tributários, passando a ser utilizado em diversas áreas da vida civil, como saúde, educação, segurança e previdência.

Recentemente, uma nova lei foi sancionada pelo presidente Lula, determinando que todos os formulários públicos de solicitação de serviços passem a contar com o campo “CPF” como de preenchimento obrigatório.

CPF passa a ser obrigatório em 8 documentos: veja a lista
CPF passa a ser obrigatório em 8 documentos: veja a lista

Número do CPF passa a ser OBRIGATÓRIO em 8 documentos: veja a lista

A partir da nova lei sancionada, o número do CPF será obrigatório nos seguintes documentos:

  1. Certidão de nascimento
  2. Certidão de casamento
  3. Certidão de óbito
  4. RG
  5. CNH
  6. Outros documentos de registro civil de pessoas naturais
  7. Cadastros e documentos de órgãos públicos
  8. Carteira de conselhos profissionais

Essa medida tem como objetivo unificar as informações dos cidadãos em um único número de identificação, facilitando o acesso aos serviços públicos e a realização de transações financeiras. Além disso, ela visa combater a fraude e a evasão fiscal, já que a identificação por CPF torna mais difícil a criação de documentos falsos.

Como fazer o CPF com a nova Lei?

Para obter o número do CPF, você precisará solicitar o cadastro junto à Receita Federal do Brasil. A maneira mais simples de fazer isso é através do site da Receita Federal, onde é possível preencher um formulário eletrônico e enviar a solicitação.

Antes de fazer a solicitação, você precisará ter em mãos alguns documentos, como o RG, o título de eleitor e um comprovante de endereço recente. Depois de enviar o formulário, será necessário aguardar alguns dias para que a Receita Federal processe a solicitação e emita o número do CPF.

Portanto, é importante ressaltar que o CPF é um documento pessoal e intransferível, sendo proibido o uso por terceiros. Além disso, é fundamental que as pessoas tenham cuidado com a divulgação do número do CPF, evitando sua exposição em redes sociais ou outros meios de comunicação.

Conclusão

Em suma, o CPF é um número de identificação único e obrigatório para todos os cidadãos brasileiros. Sua inclusão em documentos de registro civil e em formulários públicos de solicitação de serviços visa facilitar o acesso aos serviços públicos e combater a fraude e a evasão fiscal. Por isso, é importante que todos os brasileiros estejam em dia com suas obrigações eleitorais e militares e solicitem a emissão do Cadastro junto à Receita Federal do Brasil.