Ter parte do dinheiro de volta ao fazer uma compra é uma realidade em diversos estados do país. Conhecido como CPF na Nota Fiscal, o sistema permite que você faça resgate de parte do valor pago em compras de restaurante, supermercados, shoppings, padarias, farmácias e até mesmo compras feitas online.
CPF na Nota é o ato de colocar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em suas compras. É uma forma que o governo encontrou para evitar a sonegação de impostos por parte das empresas. Dessa forma, ao informar o CPF na Nota o cidadão contribui para que os impostos obrigatórios sejam pagos pela lojas e supermercados, por exemplo.
>>Ter nome sujo e não pagar IPVA cancela a CNH? Saiba o que diz o Detran
Muitos estados do país devolve para o cidadão até 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento comercial.
Os cidadão que informarem o seu CPF no momento de uma compra, poderão escolher como receber a grana de volta. Geralmente ainda concorrem a prêmios em dinheiro. Abaixo explicamos o passo a passo para você ter acesso a esse benefício.
Confira abaixo os estados que devolvem dinheiro ou dão prêmios se você colocar o CPF na nota. Veja os links de cada estado para consultar o saldo e demais informações sobre o CPF na Nota Fiscal.
>>Como saber se alguém está usando seu RG ou CPF
O resgate do valor acumulado depende de cada estado. Portanto, é indicado acessar o site do seu Estado e obter informações sobre o CPF na Nota da sua região.
Caso haja saldo a receber, solicite a transferência do dinheiro do sistema da Nota Fiscal do seu estado. O resgate pode ser feito na sua conta corrente ou conta poupança de titularidade do cidadão a qualquer tempo.