Como saber se alguém está usando seu RG ou CPF

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os ladrões podem usar suas informações roubadas e os sinais a serem observados.

Como saber se alguém está usando seu RG ou CPF

Tomar as medidas necessárias para proteger suas informações pessoais pode ajudá-lo a evitar o roubo de sua identidade ou CPF. Mas e se um ladrão obtiver suas informações de qualquer maneira? Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os ladrões podem usar suas informações roubadas e os sinais a serem observados.

1- Um ladrão de RG ou CPF pode usar suas informações para obter crédito ou serviço em seu nome.

  • Como identificar: Obtenha um relatório junto ao SPC ou Serasa, por exemplo. Verifique se detecta contas que você não abriu ou se há perguntas que você não reconhece. Um novo cartão de crédito, empréstimo pessoal ou aluguel de carro aparecerá como novas contas.

2- Um ladrão de identidade pode usar seu cartão de crédito ou sacar dinheiro de sua conta bancária.

  • Como identificá-lo: Verifique o extrato do seu cartão de crédito ou conta bancária assim que recebê-lo. Procure compras ou saques que você não fez.
  • Dica de bônus : Inscreva-se para receber alertas de SMS da sua empresa de cartão de crédito ou banco toda vez que fizer uma transação. Isso pode ajudá-lo a detectar atividades não autorizadas ou fraudulentas em sua conta.

4- Um ladrão de RG ou CPF pode usar seu plano de saúde para obter assistência médica.

  • Como identificar: Revise suas contas médicas e a explicação das declarações de benefícios para ver se há serviços que você não recebeu. Isso pode ser um sinal de roubo de identidade médica .

5- Um ladrão pode usar seu RG ou CPF para registrar um pedido de seguro-desemprego.

  • Como identificar: Um sinal de fraude pode ser se você receber um aviso do empregador sobre benefícios de seguro-desemprego aos quais você não solicitou.

Em todos os casos, é sempre importante você buscar ter um relatório junto ao SPC ou Serasa. Você também pode consultar SPC e Serasa: consulte seu CPF de graça e saiba se seu nome está sujo.