Conheça os 7 erros que retardam seu crescimento profissional

Aqui vamos te contar alguns dos erros mais comuns que retardam a ascensão de um profissional:

Conheça os 7 erros que retardam seu crescimento profissional | Por que sua carreira está paralisada? Aqui vamos te contar alguns dos erros mais comuns que retardam a ascensão de um profissional:

Se o que você quer é subir de posição e se destacar na carreira profissional, a competitividade e o dinamismo do mundo exigem que você tenha uma visão bem definida de seus objetivos, mas acima de tudo, se livre e evite qualquer comportamento consciente ou inconsciente de qualquer coisa que possa limitar seu crescimento no trabalho.

Conheça os 7 erros que retardam seu crescimento profissional
Conheça os 7 erros que retardam seu crescimento profissional | Foto: Pexels

Conheça os 7 erros que retardam seu crescimento profissional

1. Não estabelecer metas

É impossível traçar uma rota de sucesso se você nem ao menos souber o destino que deseja alcançar. O erro é mais do que óbvio, enquanto você não tiver um objetivo claro, você pode perder anos tentando diferentes empregos que podem nem se encaixar no seu perfil e, consequentemente, seu crescimento será adiado. Definir um objetivo ajudará você não apenas a seguir na direção certa, mas também a saber quando você se desviou do caminho e como deve corrigi-lo.

2. Torne a empresa responsável pelo seu crescimento

Ninguém é mais responsável pelo seu crescimento profissional do que você mesmo. Portanto, não espere que chefes ou colegas se preocupem em te impulsionar. Você deve até considerar que, mesmo que sua empresa ofereça todas as oportunidades de que você precisa para crescer, de nada adiantará se você não souber reconhecê-las e aproveitá-las. Da mesma forma, você deve promover suas promoções e não esperar que o resto perceba seus talentos. Ter iniciativa é a chave para o sucesso.

3. Não investir no seu desenvolvimento

Sempre é um bom momento para investir no desenvolvimento de novas competências. Você não está mais em uma época em que não pode se dar ao luxo de não ter um plano de treinamento permanente. No mínimo, você deve se manter atualizado em seu campo profissional. Quanto maior for a aquisição de experiências e maior diversificação de seus conhecimentos, maiores serão suas chances de crescer e se destacar dos demais.

4. Não promova ou mantenha relações laborais

Quando tem um emprego relativamente estável, esquece-se de dar feedback às suas relações com outros profissionais e de alargar as suas redes de contatos. Pois é precisamente a partir das ligações com outras pessoas que pode adquirir novos conhecimentos e encontrar novas oportunidades de crescimento. As relações socioprofissionais são sempre portas para diferentes horizontes.

5. Quebrando a harmonia da vida pessoal-profissional

De nada adianta mergulhar em dias de sobrecarga de trabalho e ficar obcecado pelo trabalho se negligenciar os afetos pessoais e os hobbies. Logo cairá na exaustão e na desmotivação.
O sucesso profissional está profundamente ligado à satisfação com a vida pessoal, convivência com amigos e familiares, descanso, lazer e tudo o que lhe dá ânimo, paz e equilíbrio.

6. Ignorar novas oportunidades

Fixar-se em uma zona de conforto pode ser muito perigoso para o seu crescimento profissional, pois o impede de enxergar novas oportunidades e limita a busca por melhores cargos. Sempre há possibilidades de crescer mesmo quando não é dentro do seu departamento ou da própria empresa. Para se destacar, você precisa ser um visionário.

7. Não manter o controle de suas realizações

Você sempre deve estar preparado para crescer, mas raramente tem tempo para fazer uma lista de suas realizações e um currículo atualizado em mãos, caso surja uma oportunidade. Visão e organização são elementos que você deve cuidar permanentemente se quisermos construir uma carreira com futuro.