Conheça o método seguro e indicado para limpar as orelhas

É recomendado pelos médicos otorrinolaringologistas

Se você deseja limpar as orelhas de forma eficaz e segura, esqueça o uso de um cotonete. Em vez disso, os médicos otorrinolaringologistas recomendam este método super simples para limpar os ouvidos em um piscar de olhos.

Conheça o método seguro e indicado para limpar as orelhas

Antes de começar, saiba que os cotonetes não são adequados para limpar as orelhas. E por um bom motivo: esse tipo de objeto pode causar irritação, tampões de cera ou até lesões no tímpano. De fato, o cotonete, devido ao seu tamanho e forma, apenas empurra a cera para trás, acumulando-a no fundo do canal auditivo.

Em vez de usar o cotonete, escolha este método que combina simplicidade e eficiência. Ele é aconselhado pelo Dr. Jean-Michel Klein, otorrinolaringologista e presidente do Conselho Profissional Nacional de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial.

Comece limpando a entrada do canal auditivo. Para fazer isso, use uma pequena cureta, que é uma ferramenta com ponta arredondada de 3 mm de largura e se assemelha a uma pequena colher. Então, ela é usada para remover e recuperar cera de ouvido oxidada. Assim, o especialista explica que: “Cuidado para não ir muito fundo e não fazer movimentos bruscos ao introduzir a ferramenta no ouvido, pois isso pode danificar o tímpano ou a pele”.

Continue limpando o pavilhão da orelha, que é a parte externa que vemos. Para isso, limpe os sulcos e a concha usando apenas o dedo mínimo limpo e um lenço umedecido. Então, realize movimentos simples e delicados de dentro para fora para remover a pele morta e as impurezas.

Se a água entrar em seu ouvido durante o banho, limpe suavemente a entrada do canal auditivo com uma toalha limpa ou lenço de papel seco. O Dr. Jean-Michel Klein aconselha: “Durante as férias de verão, no mar ou na piscina, o canal auditivo tende a ficar mais úmido. Você deve se lembrar de secar as orelhas depois de nadar com um secador de cabelo em baixa potência para não se queimar”.

Com que frequência você limpa seus ouvidos?

Segundo o conselho do Dr. Jean-Michel Klein, é necessário limpar a entrada das orelhas “a cada 10 a 15 dias, no máximo, não mais”.

Assim, a maioria das pessoas pode realizar a limpeza de ouvido em casa. No entanto, para algumas pessoas, isso não é suficiente por uma infinidade de razões.

Portanto, elas devem marcar uma consulta com seu médico para remover os aglomerados de cera sem correr nenhum risco.