Conheça a receita do Chá de Quebra-Pedra e os seus benefícios.
É possível que você tenha uma muda ou um pé de quebra-pedra no seu quintal sem nem saber, pois essa planta cresce de forma espontânea no Brasil inteiro.
Então, se tiver certeza de que é essa planta que tem em casa, veja quantos benefícios dela pode aproveitar para a saúde ao fazer o chá de quebra-pedra.
A quebra-pedra é uma planta que não necessita de grandes espaços para se desenvolver, possui a grande capacidade de crescer nas beiras das calçadas de ruas e entre pedras.
Pode ser facilmente encontrada em quintais, frestas de muros e é muito popular pelo seu uso medicinal.
Mais conhecida por ter o poder de quebrar pedras dos rins – por isso tem esse apelido –, é uma planta originária da Ásia e também muito comum na Europa
O seu nome científico é Phyllanthus niruri L. Além de tratamentos relacionados à eliminação de cálculos renais, essa erva possui uma lista de benefícios.
Rins
Auxilia no tratamento de cólicas renais e na eliminação de pedras nos rins, devido à sua ação estimuladora de limpeza desses órgãos.
Inchaço
Possui forte ação diurética, tem o poder de eliminar a retenção de líquidos através da urina.
Então, se você sofre desse mal, pode buscar ajuda fazendo uso através do seu chá de quebra-pedra.
Fígado
É um hepatoprotetor, isso quer dizer que ela protege o fígado de diversas doenças, inclusive o câncer.
Mas, claro, não serve como tratamento para o câncer de fígado, apenas como um preventivo diário, junto de um estilo de vida saudável.
Problemas digestivos
O chá dessa erva elimina gases, dores de estômago, acidez, prisão de ventre, doenças do trato intestinal, como infecções, e ainda ajuda a emagrecer. Portanto, tudo isso porque seu chá possui uma ação antibacteriana.
Emagrecimento
Por se tratar de um diurético natural, ela elimina toxinas do corpo, acabando com aquela sensação de inchaço, as inflamações e auxiliando na perda de peso.
Pressão arterial e saúde do coração
É um ótimo regulador da pressão arterial, pois possui uma substância fitoquímica, que impossibilita a ação da enzima conversora de angiotensina
Que é responsável pela elevação da pressão arterial e o surgimento de doenças relacionadas à hipertensão.
Sem contar que o chá de quebra-pedra possui agentes naturais que impedem a ação da endotelina-1, uma substância vasoconstritora, isso quer dizer que ela também faz bem ao coração.
Proteção contra intoxicação alcoólica
Sabe a famosa ressaca? Pois é, esse chá de quebra-pedra pode diminuir a ação do álcool no organismo e ainda protege as células do cérebro contra danos.
Assim, após aquele churrasco com os amigos ou aquela noitada de bebedeira, já sabe: proteja o seu fígado com esse chá.
Receita do chá de quebra-pedra e como tomar
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Quebra-pedra: 20 gramas de folhas secas.
Modo de preparo
- Aqueça a água em uma panela.
- Coloque a erva.
- Deixe que levante fervura.
- Desligue o fogo e tampe.
- Aguarde por uns 10 minutos, até que a infusão esteja morna. Então, coe e beba em pequenas doses ao longo do dia, de acordo com o problema a ser tratado e a orientação do médico.
Outras formas de uso
Além de fazer a receita do chá de quebra-pedra você também encontra essa planta para comprar em outro formatos para fazer outras preparações.
Assim, veja as quantidades de consumo consideradas seguras de modo geral, e adapte conforme a recomendação do seu médico:
Decocção: 10 a 20 gramas por litro. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
Extrato seco: 350 mg até 3 vezes ao dia.
Infusão: 20 a 30 gramas por litro. Tomar 1 a 2 xícaras por dia.
Pó: 0,5 a 2 gramas por dia.
Tintura: 10 a 20 mililitros, divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídas num pouco de água.
Precauções e contraindicações do chá de quebra-pedra
Consuma moderadamente, pois o seu uso de forma abusiva pode causar desidratação, uma vez que essa erva é diurética.
O chá de quebra-pedra é contraindicado para gestantes e crianças com menos de 6 anos de idade.
Esse chá não deve ser tomado por mais de 3 dias seguidos. Então, depois do tempo de uso, deve-se esperar duas semanas para voltar a usar.
Entretanto, as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
Dicas Online