Conheça 4 perigos desconhecidos da melancia

Quem não gosta de uma deliciosa melancia em um dia de verão? É uma fruta que satisfaz a sede, e seu frescor é mais do que bem-vindo no calor intenso. É uma opção saudável, repleta de vitaminas. Entretanto, em algumas circunstâncias, a melancia pode causar desconforto digestivo.

Como tal, perguntei a Carole, minha nutricionista, para me dar alguns insights. Ela alertou que comer muita melancia pode não ser uma boa ideia. A seguir, apresento 4 das principais razões pelas quais a melancia pode ser perigosa para sua saúde.

Conheça 4 perigos desconhecidos da melancia
Neve de melancia, a opção ideal para uma sobremesa leve | Foto: pixabay

Conheça 4 perigos desconhecidos da melancia

#1. Cuidado ao Cortar a Casca da Melancia

A melancia cresce no solo e, portanto, a sua casca fica em contato com o solo durante todo o seu crescimento. Bactérias, fertilizantes e inseticidas utilizados na agricultura intensiva podem se instalar na casca. Embora tentemos lavar a fruta, não é tão fácil se livrar desses elementos indesejados. Ao cortar a melancia, a lâmina da faca pode transferir as bactérias da casca para a polpa da fruta, contaminando a parte que comemos. Entre as bactérias possíveis estão a Salmonella e a Escherichia coli, que podem causar diarréia e infecções do trato urinário, podendo ser graves a longo prazo. Por isso, é recomendado limpar bem a pele da melancia antes de cortá-la e optar por frutas orgânicas.

#2. As Sementes de Melancia Causam Inchaço

As sementes de melancia podem ser um problema para algumas pessoas, causando dificuldades de digestão, inchaço e dores de estômago. Embora sejam ricas em vitaminas C e B6, além de magnésio e ferro, elas podem não ser agradáveis para todos. Se você não tiver tendência a inchaço, poderá consumi-las sem problemas. Caso contrário, opte por variedades de melancia sem sementes.

#3. Seu Teor de Açúcar Não é Adequado Para Diabéticos

Por ser naturalmente rica em açúcar, a melancia pode representar um problema para pessoas com diabetes. O alto teor de açúcar pode perturbar a produção de insulina e ter um efeito negativo no corpo. No entanto, há uma maneira de transformar esse perigo em um ponto positivo: as sementes de melancia, quando moídas em pó, podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

#4. Evite Comer Melancia à Noite

A melancia pode causar inchaço e, quando consumida à noite, pode levar a desconforto abdominal e gases. Além disso, devido ao seu alto teor de açúcar, pode promover o ganho de peso, especialmente se consumida quando nosso metabolismo está mais lento. Além disso, por ser rica em água e possuir propriedades diuréticas, o consumo noturno pode levar a várias viagens ao banheiro durante a noite, interrompendo seu sono.