Confira quais óleos faciais NÃO podem ser misturados com vitamina C

Alguns produtos não combinam entre si e podem causar danos à pele

Confira quais óleos faciais não podem ser misturados com vitamina C |  A combinação de diferentes óleos faciais para tratar cada aspecto da pele é muito comum nas rotinas de beleza. Embora alguns desses soros se complementem para conseguir uma pele de porcelana, é verdade que outros se repelem tanto quanto a água e o óleo, causando reações alérgicas na pele.

Um dos soros mais utilizados e com maiores benefícios no mundo da beleza são os produtos que contêm vitamina C, mas ao mesmo tempo são os mais delicados na hora de interagir com outros componentes. Compartilhamos com você quais você deve evitar misturar.

Confira quais óleos faciais não podem ser misturados com vitamina C
Confira quais óleos faciais não podem ser misturados com vitamina C | Foto: Freepik

Quais óleos faciais não podem ser misturados com vitamina C?

O ácido ascórbico é um ingrediente chave em muitas rotinas de cuidados com a pele, graças às suas propriedades antioxidantes e clareadoras que, aplicadas isoladamente, ajudam a combater os sinais de envelhecimento, despigmentam manchas escuras ou tom irregular, protegem contra os danos causados pelos radicais livres, além de proporcionar uma melhora à pele em termos de suavidade e luminosidade.

Ao entrarem em contato com outros ingredientes de beleza, podem reduzir sua eficácia ou, pelo contrário, causar reações adversas, por exemplo:

Estes dois óleos juntos colocam a sua pele em risco, principalmente se for sensível, devido à agressividade do retinol que desequilibra a pele, deixando-a exposta a diversos componentes que minimizam a hidratação natural da pele, promovendo ressecamento, coceira e descamação.

  • Vitamina C + AHA ou ácido glicólico = acne

    Os AHAs, sendo esfoliantes químicos, estimulam excessivamente a camada da pele, irritando a derme, fazendo com que ela se defenda da acne em resposta. O melhor é utilizá-los separadamente, alternando um durante o dia e outro à noite.

  • Vitamina C + BHA ou ácido salicílico = barreira cutânea indefesa

    A combinação destes dois ácidos pode alterar o pH da sua pele, fazendo com que a barreira cutânea que a defende dos raios UV, bactérias e outros agentes externos, fique fraca e seca, envelhecendo-a prematuramente.

  • Vitamina C + niacinamida = vermelhidão da pele

    Se estes dois soros forem combinados, não causa tantos problemas quanto os anteriores, isso porque ambos têm propriedades suavizantes, mas infelizmente a niacinamida pode atuar como vasodilatador, fazendo com que a pele fique vermelha, também anulando todos os efeitos suavizantes da vitamina C que podem acalmá-la.

Com o que o ácido ascórbico pode ser combinado?

Existem ingredientes com os quais a vitamina C é melhor aproveitada e existem apenas 3 óleos faciais que têm a capacidade de aumentar as propriedades benéficas de cada um para combater o envelhecimento precoce, apagar rugas e linhas de expressão, neutralizar os danos dos radicais livres, clarear irregularidades de tom, tonificar e proporcionar hidratação para a pele:

  • Ácido hialurônico
  • Ácido ferúlico
  • Vitamina E

Evite esses erros e maximize os benefícios da sua rotina de cuidados faciais com óleos para a pele que ajudam a melhorar as propriedades do ácido ascórbico.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro de confiança e consulte seu dermatologista.